Nova Aliança passa por uma reestruturação histórica e se reposiciona no mercado de vinhos finos e espumantes

Case é finalista do Top de Marketing ADVB 2025 na categoria Bebidas

A Nova Aliança Vinícola Cooperativa é finalista do Top de Marketing ADVB 2025, o principal prêmio de marketing e vendas do mercado empresarial gaúcho, na categoria Bebidas. O reconhecimento chega em um momento emblemático para a empresa, que protagonizou um dos processos de reestruturação e reposicionamento de marca mais significativos do setor vitivinícola latino-americano.

A Nova Aliança é a Vinícola Cooperativa mais antiga do Brasil em atividade com 95 anos de história desde sua fundação em 1929 e reúne mais de 600 famílias cooperadas, representando a união histórica de cinco tradicionais cooperativas vitivinícolas da Serra Gaúcha. Em 2023, a empresa enfrentava uma das fases mais desafiadoras de sua história, marcada por crise financeira, portfólio confuso, baixa percepção de valor das marcas e pouca presença nos mercados de vinhos finos e espumantes. O cenário começou a mudar com a chegada de uma nova gestão e a mudança no formato de trabalho, começando pela área técnica com a formação de novos times de Enologia e Agronomia. A partir daí, a vinícola cooperativa iniciou um amplo processo de transformação, cujo case agora é reconhecido pela ADVB.

Entre as principais ações, destaca-se o rebranding completo, com criação da Unidade de Negócios ‘NOVA – Vinícola desde 1929’, dedicada aos vinhos finos e espumantes, que abriga uma das marcas premium de mesmo nome, além da reorganização da arquitetura de marcas no modelo ‘Branded House’. O amplo trabalho também contemplou o reposicionamento institucional, com apropriação de atributos como tradição, qualidade e inovação, reforçando o ano de fundação (1929) e o conceito da empresa ser uma ‘Vinícola Cooperativa’. Acompanhando as transformações, o redesign de embalagens foi necessário para melhorar a presença nos pontos de venda e refletir a nova identidade visual. Junto com isso, o fortalecimento da comunicação e do relacionamento com a imprensa, que resultou em mais de mil publicações sobre a vinícola em um ano, além de maior presença em feiras e eventos estratégicos do setor. Claro que nada disso teria ocorrido se os processos de produção, administrativos e financeiros não tivessem sido trabalhados de forma concomitante ao cuidado da marca. E, tudo isso, trouxe resultados expressivos com um incremento médio de 30% no ticket das linhas premium, crescimento exponencial no número de premiações internacionais, com destaque para a premiação de Melhor Espumante da América Latina ocorrida no Chile no final de 2024 para o Aliança Moscatel Rosé, além do aumento de 35% no recall espontâneo da marca entre formadores de opinião.

“Chegar entre os finalistas do Top de Marketing ADVB é um marco para todos nós. O prêmio reconhece não apenas as mudanças visíveis de marca e produto, mas todo o esforço coletivo do time de colaboradores e das famílias cooperadas da Nova Aliança, que acreditam em nosso potencial para avançarmos como um player relevante no mercado de vinhos finos e espumantes, além de todo ecossistema que já possuímos referente à elaboração de sucos de uva”, afirma Heleno Facchin, CEO da Nova Aliança Vinícola Cooperativa e também produtor cooperado.

Além do impacto no mercado, o case da Nova Aliança também se destaca pelo viés ESG, com ações vinculadas à gestão compartilhada com os associados aumentando a governança, à geração de energia solar nas unidades produtivas de Farroupilha e Santana do Livramento, com doações às comunidades afetadas por enchentes no Rio Grande do Sul e iniciativas para estimular o consumo de bebidas saudáveis, como a oferta de suco em escolas públicas da região da Serra Gaúcha, além de fomentar entre seus cooperados o modelo de produção orgânica, que confere à vinícola a maior produção de suco de uva orgânico do mundo.

Mais do que um trabalho técnico de reposicionamento, o rebranding da Nova Aliança e o lançamento da NOVA foi, segundo Janquiel Mesturini, diretor da Agência Gringa — responsável por conduzir o projeto —, um verdadeiro reencontro da cooperativa consigo mesma. O processo permitiu à vinícola redescobrir seus valores familiares, humanos, históricos e a própria cultura produtiva da uva e do vinho. “Todo projeto de rebranding, que pensa de forma mais complexa e busca sucesso, provoca um novo aculturamento em toda a estrutura produtiva, de comunicação e comercial. A Nova Aliança viveu isso plenamente. A nova gestão teve visão de buscar essa mudança e tem enorme mérito, pois abraçou a transformação e garantiu que ela fosse implementada de forma verticalizada. Foi também um momento de resgatar sua essência, identificando valores e abrindo novos horizontes que serão agora descobertos pelos consumidores que são os que mais ganharão com mais esta opção de excelência”, destaca Mesturini.

Fonte: ConceitoCom

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