Nossa Senhora Medianeira foi proclamada Rainha do Povo Gaúcho pela Igreja Católica em 31 de maio, quando o Rio Grande do Sul ainda vivia a maior enchente de sua história
O dia 15 de agosto de 2024 entrará para a história do Rio Grande do Sul, e não apenas por um único motivo. Santa Maria, coração do Rio Grande, acolhe na próxima quinta-feira a celebração de coroação de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças como Rainha do Povo Gaúcho. A ocasião também será de celebração pelo Jubileu dos 60 anos do Regional Sul 3 e de lançamento da revista Gente à frente: Igreja Católica em missão no Rio Grande do Sul.
Nossa Senhora Medianeira foi proclamada Rainha do Povo Gaúcho pela Igreja Católica em 31 de maio, quando o Rio Grande do Sul ainda vivia a maior enchente de sua história. O reconhecimento ocorreu através do “Decreto de consagração do estado do Rio Grande do Sul à Virgem Maria”, enviado pelo Dicastério do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos no Vaticano ao Regional Sul 3 da CNBB e à Arquidiocese de Santa Maria.
Para dom Leomar Brustolin, Presidente do Regional Sul 3, a coroação e o reconhecimento da Medianeira de Todas as Graças é um sinal de esperança e fortalecimento da espiritualidade mariana no Rio Grande do Sul, especialmente considerando a dificuldade que vive o povo gaúcho a partir da catástrofe ambiental que se abateu sobre o Estado no mês de maio.
A celebração acontece às 19h, no Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria e será transmitida ao vivo pela TV Canção Nova para todo o Rio Grande do Sul e também pelas redes sociais do Regional Sul 3. Presidida por dom Leomar Brustolin, a missa contará com a participação dos arce/bispos gaúchos e marcará o lançamento da revista Gente à frente: Igreja Católica em missão no Rio Grande do Sul, que apresenta a ação da Igreja Católica junto aos atingidos pela catástrofe climática que afetou o estado em maio e junho deste ano.
Com informações da CNBB Regional Sul 3
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra