Uma das regiões mais atingidas pelos eventos meteorológicos no Rio Grande do Sul desde 2023, o Vale do Taquari recebeu, na tarde desta sexta-feira (23/8), em Lajeado, reunião da Câmara Temática do Conselho do Plano Rio Grande. O encontro conduzido pelo presidente da iniciativa, o vice-governador Gabriel Souza, teve como pauta a reconstrução regional com foco na adaptação e na resiliência climática.
Reunidos na Univates, prefeitos e representantes de consórcios e das associações de municípios do Vale do Taquari e do Alto Taquari (Amvat e Amat) acompanharam os destaques das ações do Estado apresentadas pelo vice-governador. Entre elas estão os investimentos de quase R$ 1,6 bilhão para obras emergenciais, reformas, aportes em serviços e restabelecimento de estruturas em diferentes áreas.
Uma das principais demandas regionais, a recuperação de pontes e rodovias, bem como da malha ferroviária, foi enfatizada na fala do vice-governador. “Estamos com obras na região que integram a lista prioritária do governo do Estado, como a ponte do Rio Forqueta, entre Arroio do Meio e Lajeado, e em rodovias como as ERS-129 e ERS-130, entre tantas outras”, elencou Gabriel.
Ele também pontuou a atuação do Executivo para agilizar a entrega do panorama das ferrovias após as enchentes, que impacta diretamente o turismo regional, como é o caso do Trem dos Vales. “Tínhamos uma reunião agendada com a Rumo Logística em 19 de agosto que, a pedido da própria empresa que administra a malha Sul, foi reagendada para 2 de setembro. Seguimos aguardando e pressionando por um diagnóstico para a retomada do modal”, explicou.
Também estiveram presentes os titulares das secretarias de Turismo, Ronaldo Santini, de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, de Logística e Transportes, Juvir Costella, além do coordenador da Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, do secretário executivo do Conselho do Plano Rio Grande, Paulinho Salerno. Integrantes da Secretaria da Reconstrução Gaúcha e a reitora da Univates, Evania Scheneider, também participaram do encontro.
Prazo prorrogado para envio de projetos
Durante a reunião, o vice-governador anunciou a prorrogação do prazo de encaminhamento de projetos pelos municípios para integrarem o Plano Rio Grande. Os municípios que queiram enviar seus projetos, via Sistema de Cadastro de Demandas de Transferências Voluntárias, têm até 27 de setembro para estruturar ideias e encaminhá-las ao Estado. O edital e cadastro dos projetos podem ser feitos pelo site: www.planoriogrande.rs.gov.br.
Texto: Juliane Soska/Secom
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom
Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21