No Santuário de Caravaggio, Orquestra Acadêmica da UCS celebra os 150 anos da imigração italiana no RS

Com entrada franca, nesta quarta-feira, dia 21, apresentação levará ao público história, tradição e emoção

A Orquestra Acadêmica da Universidade de Caxias do Sul realiza um concerto especial no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, em homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. A apresentação, nesta quarta-feira, 21 de maio, às 20h, terá entrada franca. Os músicos, com a participação dos solistas Karina Dante (soprano) e Maicon Cassânego (tenor), sob regência do maestro Fábio Alves, levarão ao público história, tradição e emoção.

A história poderá ser reconhecida em obras como a do compositor Ottorino Respighi, que escreveu uma composição baseada em peças para alaúde escritas no período da Renascença, e na dança Farandole, de origem na Idade Média, do compositor Georges Bizet.

A tradição é contemplada já na primeira execução da Orquestra, com a abertura da ópera O Morcego, de Johann Strauss II. A Itália é o berço da ópera como gênero musical, que se tornou universal para orquestras e plateias a partir do século XIX.

A emoção percorre diversas obras que, mesmo sem palavras, envolvem e comovem o público. A religiosidade, por exemplo, estará representada pela Ave Maria de Bach/Gounod, tão cara para a fé dos imigrantes italianos da região da Serra Gaúcha, com a soprano Karina Dante. O tenor Maicon Cassânego trará melodias que integram as tradições e o folclore italiano, apresentadas em solo ou dueto com Karina. Nostalgia e alegria serão suscitadas por obras como Santa LuciaTorna a SurrientoCon te Partirò, entre outras.

O espetáculo tem produção do UCS Cultural.

Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação

Fotos: Bruno Zulian

error: Conteúdo Protegido