No Janeiro Branco, que reflete sobre saúde mental, especialista diz que “o segredo é pensar no que nos faz bem”

Este começo de ano é marcado pela simbologia do “Janeiro Branco”, momento em que se incentivam pessoas a reflexão sobre a saúde mental. Mas, afinal, como estar em harmonia consigo mesmo? Para responder esta pergunta e apontar posicionamento diante deste período, a Rádio Difusora 890 conversou com psicóloga Franciele Sassi, de Bento Gonçalves.

“O segredo é pensarmos no que nos faz bem”, esta é a primeira definição da especialista. Em meio a um começo de 2019 onde muito se faz projeções, com anseios, expectativas, o foco é encontrar um equilíbrio.

A psicóloga salienta que é necessário pensar em coisas saudáveis, “com pessoas, momentos que nos permitam ter momentos de distração, enfim, encontrar espaços, ler um bom livro, estar com a família, amigos”, acrescenta.

Por outro lado, a correria do dia-a-dia proporciona jornadas cansativas, estresse e até depressão, que conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2020, a doença será a enfermidade mais incapacitante em todo o mundo. No Brasil, em 2016, cerca de 75,3 mil trabalhadores foram afastados pela Previdência Social em razão do mal. Hoje, o país é considerado o campeão de casos na América Latina, com 5,8% da população com depressão.

“Não precisamos estar em situações de crise para olharmos para nós. Poder olhar para o que sentimos e pensamos já abre margem para possibilidades de cuidado”, finaliza Sassi, incentivando a prevenção à saúde mental.

A recomendação para aquelas pessoas que necessitarem de atendimento por problemas emocionais é procurar um psicólogo ou até mesmo uma Unidade Básica de Saúde do município.

Ouça a reportagem:

 

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

error: Conteúdo Protegido