Resultado de um processo que começa no campo, rótulos da marca podem ser adquiridos com preço de outlet no Complexo Enoturístico, em Garibaldi
Comemorar o Dia do Vinho Brasileiro é motivo mais do que legítimo para degustar um bom rótulo nacional. “A bebida produzida no país e que enche as taças de consumidores mundo afora vem acumulando crescente prestígio no cenário internacional e, também, no mercado doméstico, desmistificando preconceitos por conta da excelência na qualidade”, explica o Gerente de Marketing da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Maiquel Vignatti.
Prova disso é a taxa de consumo per capita de vinhos no Brasil, que saltou da média de 1,56 litros, em 2016, para 2,46 litros em 2021 (conforme dados mais recentes disponibilizados pela Ideal Consulting). O volume é baixo se comparado aos países que encabeçam a lista – em Portugal, por exemplo, o consumo médio ultrapassa os 65 litros por pessoa, conforme dados da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho) – mas traz uma análise mercadológica importante: o potencial de crescimento. O Brasil responde por pouco mais de 1% da produção mundial de vinhos e está apenas entre as 20 nações no ranking que mostra a área ocupada pelo cultivo de videiras.
“O setor vinícola brasileiro tem muito por expandir, especialmente em termos de produção e consumo, e se apresenta de forma bem mais competitiva no mercado, afinal, em termos de conhecimento e tecnologia, está pareado aos principais nomes mundiais”, comenta Vignatti.
Parte desse reconhecimento vem do talento e trabalho dos produtores agrícolas que, no campo, conferem níveis crescentes de excelência às uvas, matéria-prima cuja qualidade está diretamente relacionada ao resultado que será degustado, depois, nas taças. “A Cooperativa Vinícola Garibaldi, por exemplo, deve todas as muitas outorgas nacionais e internacionais conquistadas por seus rótulos às 450 famílias associadas, pequenos produtores rurais que cultivam suas videiras com paixão e dedicação. São eles a origem do ciclo que permite, atualmente, comemorarmos com orgulho o Dia do Vinho Brasileiro”, garante.
Homenageando o trabalho que começa no campo e culmina nas taças, a Cooperativa Vinícola Garibaldi celebra a data compartilhando com o público alguns de seus mais cobiçados rótulos, comercializados no Complexo Enoturístico da marca, com condições especiais neste fim de semana (dias 03 e 04 de junho). É possível adquirir alguns produtos selecionados pelo enólogo da casa – com preços de outlet (em caixas fechadas, de seis unidades) até o dia 11 de junho. “Precisamos fortalecer cada vez mais o movimento, especialmente cultural, para que o consumidor brasileiro aprecie e valorize os produtos nacionais”, diz.
O Complexo Enoturístico da Cooperativa Vinícola Garibaldi fica na Avenida Independência, 845, Centro de Garibaldi. Agendamentos e informações podem ser alinhados pelo fone (54) 3464.8104, WhatsApp (54) 99196.5577 ou ainda pelo e-mail turismo@vinicolagaribaldi.coop.br.
Valorização ao produtor
A valorização do produtor rural mobiliza as comemorações do Dia do Vinho Brasileiro na Cooperativa Vinícola Garibaldi – mas não só nessa data. O compromisso com o associado é permanentemente reforçado por meio de diversas práticas, inclusive de capacitação, estimulando sua evolução nos negócios.
Hoje mais de 200 famílias associadas à Cooperativa Vinícola Garibaldi estão habilitadas dentro das normas do Programa Alimento Seguro Uva para Processamento (PAS Uva), que atende aos requisitos LOCALG.A.P – regulamento técnico da GLOBALG.A.P., organização que estabelece padrões para a certificação de produtos agrícolas em todo o mundo. Eles também são constantemente motivados a buscar o aprimoramento, com iniciativas como a mostra GaribaldiTECH, que facilita o acesso a novidades em equipamentos, máquinas e implementos para a vitivinicultura. “São movimentos de valorização ao produtor agrícola associado que reafirmam o comprometimento da Cooperativa Vinícola Garibaldi em cumprir e fazer cumprir as melhores práticas sociais e trabalhistas”, diz o presidente Oscar Ló.
Crédito: Augusto Tomasi
Fonte: Exata Comunicação
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