No Dia do Metalúrgico, Sindicato reconhece piora no cenário na região de Bento

Neste 21 de abril, feriado de Tiradentes e Dia do Metalúrgico, é mais uma oportunidade para o setor refletir. Este é o entendimento do presidente do STIMMME (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves), Élvio de Lima, em entrevista para Rádio Difusora (Ouça aqui).

“É uma data importante para o nosso setor, um dos maiores do País. Mesmo sabendo do momento de dificuldade que estamos passando, temos que comemorar, não podemos deixar passar em branco”, comentou.

A principal dificuldade é o mercado de trabalho. Estima-se que 53 mil metalúrgicos perderam o emprego só no ano passado no Rio Grande do Sul, com 10 mil em Caxias do Sul, um dos principais pólos.

Em Bento Gonçalves a preocupação anunciada por Élvio ainda no final do ano passado, seria para o retorno das férias e pós Carnaval.

2d35021eef1dbec4cceb09ef273d0109

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Está bem complicado. A gente está bem assustado. Em uma região que atua com estruturas metálicas não tinha atingido o desemprego. Em função que deu uma segurada na construção, há empresas que estão demitindo muitos trabalhadores”, contou o presidente.

Em Nova Bassano, cidade que está na área de abrangência do STIMMME, nos últimos dias 500 trabalhadores foram demitidos. O Sindicato tem atuado desde 2015, na busca de “banco de horas, redução de jornada, mas sem demissões”, acrescentou Élvio.

Contudo, a pequena queda no ano passado em Bento (2%) no setor, que esteve dentro do previsto, pode ser maior em 2016.

“Uma das maiores preocupações que esta tendo, é as empresas não tem dinheiro de pagar as rescisões”, disse ainda o presidente, sobre um novo fenômeno que está acontecendo neste começo de ano.

Embora as dificuldades, o Sindicato continua com sua atuação em busca de valorização e integração do trabalhador. Tanto que, dia 30 de abril, acontece na sede campestre do STIMMME, a tradicional Gincana do Metalúrgico, envolvendo a categoria.

O Dia do Metalúrgico é lembrado em 21 de abril, em referência a Tiradentes, que defendeu os anseios da categoria na luta contra a opressão e a exploração das riquezas.

Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora

error: Conteúdo Protegido