Para a secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, a experiência adquirida pela equipe no último ano foi fundamental para a rápida resposta neste período de crescimento de casos e internações. “Nossa equipe está preparada e respondeu rapidamente a esta reorganização no sistema de saúde. Seguimos organizando ações e procurando prever situações que possam vir a aumentar a demanda na estrutura”, diz.
Em paralelo a isso, a equipe também trabalha na vacinação dos grupos prioritários. “Temos um sistema drive-thru que nesta semana já atendeu os pacientes de 79 e 80 anos. Com a chegada de novas doses vamos ampliando esse atendimento”, informa.
Para a reorganização do fluxo, uma série de medidas foram planejadas, possibilitando assim, o atendimento do maior número de pacientes. Além disso, o trabalho conjunto com Hospital Tacchini é essencial. “Desde o início destacamos que ninguém ficaria sem atendimento e não mediríamos esforços para que isso acontecesse. O trabalho das equipes está intenso, mas sendo realizado de forma conjunta entre o Hospital e a UPA”, ressalta o prefeito, Diogo Siqueira.
Nesta terça-feira. 9, 30 pacientes confirmados estão internados no Complexo Hospitalar. Destes, três aguardam leito de UTI.
Reorganização do fluxo:
1- Atendimento de pacientes SUS e convênio diretamente na UPA, no Complexo Hospitalar de Saúde.
2- Remanejamento de profissionais para ampliar o fluxo de atendimento na UPA. Temporariamente foram fechadas as unidades de saúde de Tuiuty, São João, São Pedro, Faria Lemos, 15 da Graciema, Maria Goretti, Cohab, Fenavinho e Progresso. Os profissionais (enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, agentes de saúde) foram encaminhados para o Complexo Hospitalar e também para auxílio na vacinação pelo sistema drive-thru. Também, serão remanejados profissionais para ampliar as equipes do Hospital Tacchini.
As prefeituras de Santa Tereza, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira cederam profissionais para reforçar a rede de saúde em Bento Gonçalves.
3- Prorrogação do prazo de validade das receitas dos medicamentos retirados nas farmácias públicas em 30 dias para evitar que o cidadão precise se deslocar para renovação.
4- Concentração do atendimento de gestantes diretamente no Centro de Referência Materno-Infantil, evitando deslocamento às unidades.
5- Compra de equipamentos como três camas elétricas para para o melhor atendimento dos pacientes em situação de maior complexidade; dois ventiladores pulmonares e oito monitores multiparâmetros. O Hospital Tacchini realizou o empréstimo de dois respiradores para o atendimento na UPA.
6- Está sendo construída uma nova base da Central de Oxigênio para ampliar o fornecimento e criar uma retaguarda ao sistema já existente.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: Emanuele Nicola / Divulgação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor