Nessa quarta-feira (26), o deputado Neri o Carteiro (SOLIDARIEDADE) reuniu-se com o Secretário de Administração Penitenciária do Rio Grande do Sul, Cesar Faciolli. No encontro, o parlamentar levou demandas importantes do sistema prisional de Caxias do Sul e região. A necessidade de um equipamento de raio-X corporal é uma das prioridades, tanto para o Presídio Regional, localizado na BR-116, quanto para a Penitenciária Estadual, no Apanhador, em Caxias do Sul. No início de abril, em reunião no presídio, Neri havia se comprometido em buscar apoio para a aquisição e instalação deste equipamento.
Há pouco menos de um mês, uma revista geral no presídio encontrou 98 celulares e 3,8 kg de droga no Presídio Regional, o que representa cerca de um telefone a cada quatro presos. A instalação de um aparelho de raio-X poderia ajudar a evitar a entrada de celulares, drogas e armas. A capacidade do presídio é de 298 presos, sendo que hoje estão recolhidos 497, sendo 416 homens e 81 mulheres.
Outra necessidade apontada por Neri foi a criação de um Grupo de Operações Especiais especializado na revista e na escolta de risco, em caso de audiências e movimentação de detentos entre as casas prisionais. O grupo, além de atuar em Caxias do Sul, também atenderia a outros municípios da região, garantindo assim um trabalho focado e que prioriza o atendimento prisional sem retirar outros agentes de segurança de suas funções primárias para a escolta e transporte de presidiários.
Durante a reunião, o parlamentar também pontuou a necessidade imediata da nomeação de agentes penitenciários no estado. Segundo Neri, o cuidado com a segurança pública é fundamental para a vida de toda a população: “Precisamos aumentar o efetivo de servidores e usar a tecnologia a nosso favor. A máquina de raio-x é fundamental para a realização do trabalho nos presídios, prevenindo a entrada de aparelhos celulares e drogas”, considera Neri.
Fonte e foto: Assembleia Legislativa
Comandante do Corpo de Bombeiros de Bento orienta população sobre possíveis acidentes ligados ao inverno
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento