Acumulando 12 milhões de novos apreciadores de vinhos nos últimos dois anos, o consumo da bebida no Brasil saltou de 2 litros para 2,8 litros entre 2020 e 2021, e a cifra se mantém, indicando que o vinho se estabeleceu como parte dos hábitos de consumo de muitos brasileiros.
Os bons resultados também se refletem no mercado externo: o acumulado dos quatro primeiros meses do ano registrou pequena variação nos números de exportação em relação a 2021, e o Brasil fechou o período de janeiro a abril com as vendas de vinho e espumantes para o exterior totalizando 199,4 mil caixas de 9 litros.
Com consumo, vendas, importação e exportação em estabilidade, o setor se movimenta para se desenvolver cada vez mais. E este é um dos objetivos da Wine South America, maior e principal feira profissional do vinho na América Latina: promover negócios.
O evento acontece de 21 a 23 de setembro em Bento Gonçalves (RS), e marca sua volta presencial com previsão de superar os números da última edição, em 2019, quando reuniu mais de 300 marcas expositoras de 12 países e 6.600 compradores de 22 países, promovendo um total de negócios da ordem de R$ 20 milhões.
Em 2022, os resultados virão do Projeto Comprador, que levará à WSA profissionais qualificados de todo o território nacional para participarem de rodadas de negócios pré-agendadas com os expositores da feira.
“A WSA é um evento obrigatório para quem trabalha no setor do vinho, para estreitar relacionamentos, conhecer e rever contatos comerciais, ouvir e discutir tendências e oportunidades no segmento, que é muito dinâmico. Na feira, temos acesso a pequenos e médios produtores, que dificilmente teríamos acesso em nossa rotina de compras”, pontua Luiz Baruzzi, diretor da Rede São Paulo de Supermercados.
Erycharles de Carvalho, sommelier do Grupo Pereira/Supermercados Comper, adianta que espera trazer para a empresa excelentes oportunidades e novidades: “Quem fica muito feliz com a nossa participação na feira são nossos clientes, que no dia-a-dia de nossas lojas irão notar no PDV estes produtos. Nós, profissionais do mundo do vinho, estamos animados com o retorno presencial da Wine South America, que traz grandes oportunidades de bons negócios, tendências e novidades de mercado, além da interação direta com os produtores”.
O Projeto Comprador também é realizado no âmbito Internacional, em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, e apoio da UVIBRA–Consevitis-RS, através do projeto Wines of Brazil, e traz compradores estrangeiros para reuniões de negócios com vinícolas brasileiras.
Marcos Milaneze, diretor da Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, reforça: “Além de facilitar o fechamento de negócios, a vinda de compradores para a feira ajuda no fomento ao enoturismo, no relacionamento com as vinícolas e na consolidação do Brasil como um mercado de vinhos importante no cenário internacional”.
Sobre a Wine South America
Maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina, a Wine South America é realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, líder na realização de exposições na Itália e segundo em volume de negócios da Europa. A feira tem todo o know-how da Vinitaly, que por mais de 50 anos é a feira referência mundial do setor de vinhos.
SERVIÇO
3ª Wine South America – Maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina
Quando: de 21 a 23 de setembro de 2022 (quarta a sexta-feira), das 14 às 21 horas
Onde: Fundaparque – Alameda Fenavinho, 481, Bento Gonçalves (RS) – Brasil
Ingressos: www.winesa.com.br/visitante/ingressos
Convites para compradores: www.winesa.com.br/visitante/convite-comprador
Públicos-alvo: importadores e exportadores de bebidas; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; e varejistas
Outras informações no site www.winesa.com.br, pelo e-mail info@winesa.com.br ou pelo telefone/WhatsApp (54) 3455.6712.
www.winesa.com.br | @winesouthamerica
Fonte: CH2A Comunicação | @ch2acomunicacao
Dados: Ideal Consulting.
Foto: Vagão Filmes.
Projeto Pipa Parade será lançado no domingo, 24, na Fundaparque, em Bento
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO JUVENTUDE DA ENOLOGIA, EM BENTO GONCALVES
ACIDENTE COM MORTE ENVOLVE VEÍCULO DE BENTO GONÇALVES NA BR 386, EM POUSO NOVO