Natal nos Vinhedos encerra exaltando o potencial do enoturismo regional

Com seis noites de programação, iniciativa mobilizou público para circuito de entretenimento regado aos melhores vinhos, espumantes e sucos da região, em meio a um dos mais belos cenários naturais locais

As videiras que tornam verdejante o Vale dos Vinhedos compuseram o cenário para emoldurar uma programação natalina até então inédita na Serra gaúcha. Ao propor encontros embelezados pelo pôr do sol para contemplar espetáculos artísticos e degustar bons vinhos e espumantes, o Natal nos Vinhedos estimulou a valorização da integração comunitária, fomentou a inovação no turismo de experiências e, ainda, integrou os estabelecimentos enogastronômicos de toda a região em uma celebração da cultura local.

Durante seis dias de programação (9, 10, 16, 17, 22 e 23 de dezembro), o Natal nos Vinhedos reuniu no palco uma pluralidade de artistas, entre eles Orquestra de Teutônia, grupo Tholl, Coral Vale dos Vinhedos, Dirceu Pastori, Caroline Gobbato e Paulo Johann, Cia Circense Sorriso com Arte, além de atrações extras como os shows ‘Elvis Celebration in Concert’, com Fabiano Feltrin; a dupla Two Men; Camila e irmãos Farina; Tonho Crocco, com tributo a Tim Maia, bem como apresentações dos DJs Edu Bianchi, Fabiano Oliveira e Cabeção. A estimativa da organização é que mais de 15 mil pessoas tenham acompanhado o circuito de atrações.

Desse total, muitos visitantes apreciaram os vinhos e espumantes das mais de 25 vinícolas de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Santa Tereza instaladas em barraquinhas no local do evento e, também, prestigiar os próprios estabelecimentos enogastronômicos, turistando pela região.

Promovido pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) e pelo Grupo RBS, o ‘Natal nos Vinhedos’ conseguiu agregar diferentes comunidades para, juntas, formarem um novo atrativo para Bento Gonçalves. “Concretizamos uma estreia muito gratificante para o projeto, cuja principal contribuição é a de incentivar a inovação no empreendedorismo ligado ao setor do enoturismo. É o primeiro passo de um movimento importante e necessário para o desenvolvimento do potencial que temos em nossa região no que diz respeito ao turismo e aos serviços a ele conectados”, comentou a presidente do CIC-BG, Marijane Paese.

Dessa forma, o Natal nos Vinhedos chega ao final da sua primeira edição com entregas muito relevantes para a Serra Gaúcha, na opinião do Diretor Regional do Grupo RBS, Joel Goulart Júnior. “O cenário deslumbrante das videiras iluminadas e um palco recheado de atrações artísticas e culturais colocaram o Vale dos Vinhedos na rota de turismo nacional de espetáculos de Natal. Tudo isso ao ar livre e totalmente gratuito para os mais de 15 mil visitantes que prestigiaram os seis dias de evento. Foi mágico poder promover algo tão especial aqui na região e cumprir com o nosso propósito que é: fazer jornalismo e entretenimento e conectar as pessoas para uma vida melhor. Vida longa ao Natal nos Vinhedos”, celebrou. Marijane e Joel receberam, como forma de agradecimento, camisetas simbólicas com a frase ‘Obrigado por vestir a camisa do turismo’ e assinaturas por todos os expositores desta edição.

Reforço ao potencial da proposta

O Natal dos Vinhedos vem acompanhado de pleno potencial de crescimento – muito disso por conta da proposta itinerante que acompanha o projeto. A intenção é que o Natal nos Vinhedos confirme esse propósito a partir do próximo ano, com programação alocada também em mais localidades da microrregião em sua segunda edição, prevista para 2023. Assim, o Natal nos Vinhedos reúne as condições para ser mais um chamariz para visitação regional, na opinião do prefeito de Bento, Diogo Siqueira. “O Natal nos Vinhedos plantou uma semente. Evidenciando a cultura, a gastronomia e o setor vitivinícola, se apresenta como uma forma de fomento ao turismo e também uma atração para toda comunidade vivenciar a experiência”, comentou.

O prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir José Dallé, também saudou a iniciativa e disse que o evento chegou para se consolidar no calendário da Serra. “Unindo boas atrações artísticas, nossa enogastronomia e as belezas dos vinhedos da região, é um evento que fortalece o turismo local e integra ainda mais os municípios, potencializando nossos atrativos e nossa força colaborativa”, destacou. A associação dos municípios da microrregião e o formato do evento, contemplando ao mesmo tempo a paisagem vitícola da região e o fomento ao turismo numa época encantadora como o Natal, foram destacados também pela prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo.  “A integração entre os municípios engajados promoveu amplitude no avanço do setor turístico, gerando consequentemente pujança ao desenvolvimento econômico, além de propiciar visibilidade aos empreendedores participantes, especialmente aqueles que estão iniciando a sua inserção no mercado. Não restam dúvidas da perpetuação do projeto, objetivando enaltecer cada vez mais a nossa profícua região, que a partir de agora, também passará a ser lembrada e certificada pelo deslumbrante e encantador Natal nos Vinhedos”.

A proposta de utilizar as paisagens da região como cenário do projeto foi destacada pelo presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Sandro Valduga. “Nos sentimos agraciados por termos sido o primeiro destino a receber o evento e parabenizamos pela organização. O Natal nos Vinhedos proporcionou a oportunidade de mostrar o nosso trabalho, as atrações que nosso destino tem a oferecer e a qualidade de nossos vinhos, não somente para os turistas, mas principalmente para a comunidade regional. Também nos oportunizou a valorização dos nossos vinhedos, que são o que temos de mais importante, pois representam nossa cultura e a nossa vocação”, disse Valduga.

O Natal nos Vinhedos foi realizado pela DWR Produções Culturais e teve recursos financiados via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil, com patrocínio da Vinícola Miolo, Cooperativa Vinícola Aurora, Vinícola Casa Valduga e Vinhos Salton, além de Banrisul Consorcio e Pagamentos, Giordani Turismo, Gota Limpa, LNF, Madem, MCN Logistik, Multinova, Orquidea, Sicredi, SPA do Vinho, Supermercados Andreazza e Zegla. O Natal nos Vinhedos teve apoio das prefeituras de Bento Gonçalves, Santa Tereza e Monte Belo do Sul, além da Aprovale e da Paróquia Cristo Rei. A promoção foi do CIC-BG e do Grupo RBS.

Fonte: Exata Comunicação

Fotos: Natana Fontes

(KPJ)

error: Conteúdo Protegido