A quarta edição do South Summit Brazil (SSB), a primeira após a maior enchente da história do Rio Grande do Sul, começou nesta quarta-feira (9/4), ao som do grupo musical Orquestrando Sonhos, na Arena Stage, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Representando o governo do Estado, que é correalizador do evento, o vice-governador Gabriel Souza deu as boas-vindas aos participantes na cerimônia que abre a programação.
Também subiram ao palco a fundadora do South Summit, María Benjumea, o presidente do SSB, Zeca Hopf, a vice-prefeita de Porto Alegre, Betina Worm, e o presidente do Centro Internacional de Gestão Empreendedora da IE University, Juan Jose Güemes.
Gabriel comemorou mais uma edição em Porto Alegre e convidou os participantes a aproveitarem a gastronomia, a cultura e as belezas do Rio Grande do Sul. “O South Summit transforma a capital e o Estado num grande ponto de encontro da inovação, do empreendedorismo e das ideias que movem o mundo. Em nome do governador Eduardo Leite, agradeço a participação de tantas pessoas de outros Estados e países para novas parcerias e novos negócios”, ressaltou. “Ao final desta edição, daremos um passo rumo a um futuro mais resiliente e inovador para todos.”
“Este espaço está ainda melhor, num ecossistema incrível onde criaremos um mundo de oportunidades. Quero que todos aproveitem esses dias ao máximo”, disse María.

Primeiros painéis reuniram centenas de pessoas no Cais
O primeiro dia do South Summit Brazil 2025 começou com o céu nublado, mas isso não desanimou as centenas de pessoas que já caminhavam pelo Cais Mauá no início da manhã. Logo nas primeiras horas, os espaços do evento já estavam tomados por um público diverso – empreendedores, investidores, estudantes e curiosos –, todos em busca de novas ideias, conexões e oportunidades.
Os painéis simultâneos atraíram a atenção dos participantes desde cedo, discutindo desde tecnologias emergentes até novos modelos de negócio mais resilientes e sustentáveis. No palco do RS Innovation Stage, do governo estadual, os painelistas começaram o dia debatendo transformação digital no judiciário, o Road Map Climático e habitação.

A busca por soluções criativas para problemas reais deu o tom da manhã, reforçando o propósito do South Summit: ser um ponto de encontro para quem acredita que inovação e responsabilidade podem – e devem – caminhar juntas.
A analista de comunicação Gisele Mendonça contou um pouco sobre o que espera do SSB 2025. “Estou muito animada para acompanhar os eventos sobre indústria criativa. No palco RS Innovation Stage, quero ver um painel a respeito do incentivo do poder público para o desenvolvimento desse setor. E também quero aproveitar para fazer muitas conexões”, disse.
O SSB 2025 segue até sexta-feira (11/4).
Acompanhe ao vivo programação completa do RS Innovation Stage no South Summit Brazil 2025:
Texto: Dayanne Rodrigues/Ascom GVG e Thales Moreira/Secom
Edição: Secom
Foto: Joel Vargas/Ascom GVG
Dom José Gislon – Viver a Semana Santa como “Peregrinos de Esperança”
Doações para a coleta da CF impulsionam trabalho de recuperação de dependentes químicos, na Patna em Caxias do Sul
Hospedagem Solidária recebeu R$ 10 mil da CF: recursos apoiam o cuidado com pessoas em situação de rua em Caxias