Estande teve a participação recorde de 11 vinícolas em espaço coletivo e total de 18 estabelecimentos associados a Aprovale na feira
Em sua segunda participação na ProWine São Paulo, o Vale dos Vinhedos destacou os diferenciais do primeiro vinho coletivo com Denominação de Origem (D.O.) do país. O Icônico 10 Lotes D.O.V.V. Merlot, lançado ano passado por um projeto liderado pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), foi destaque junto ao público especializado durante a feira.
Para sua elaboração, a entidade reuniu frações dos melhores vinhos com D.O. das 10 vinícolas participantes – Ales Victoria, Almaúnica, Casa Valduga, Dom Cândido, Don Laurindo, Larentis, Miolo, Peculiare, Pizzato e Terragnolo –, obtidos em três safras. Potente, expressivo e de identidade específica, o vinho harmoniza muito bem com a culinária típica da região, conforme o vice-presidente da Aprovale e diretor do Conselho Regulador de Indicação Geográfica, Técnico e de Pesquisa, Moisés Brandelli. “O varietal apresenta coloração vermelho rubi intensa, com tons violáceos, exalando aromas de frutas negras, mentolado e especiarias em geral. Em boca, tem excelente volume, boa persistência e taninos maduros e macios, sendo um vinho elegante e com ótimo potencial de guarda”, explica.
Recomendado de forma unânime pelo Conselho Regulador da Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos, o vinho possui produção limitada a 3 mil garrafas e venda exclusiva através da Aprovale pelo WhatsApp (54) 2209.0018 ou pelo site www.valedosvinhedos.com.br/dovv. Cada garrafa custa R$ 488 + taxas.
Outro destaque nesta edição foi o número recorde de vinícolas participantes no espaço coletivo do Vale dos Vinhedos na Prowine: onze no total, entre elas Ales Victoria, Lídio Carraro Vinícola Boutique, Peculiare Vinhos Únicos, Valhalla Vinhos, Vinhos Don Laurindo, Vinhos Larentis, Vinícola Cave do Sol, Vinícola Dom Cândido, Vinícola Dom Bernardo, Vinícola Terragnolo e Vinícola Torcello, apresentando lançamentos e produtos icônicos. Outros sete estabelecimentos sediados no Vale dos Vinhedos e associados a Aprovale também estiveram na feira, em estandes próprios (Adega Cavalleri Vinhos Finos, Amitié Vinhos e Espumantes, Casa Valduga, Cooperativa Vinícola Aurora, Miolo Wine Group, Pizzato Vinhas e Vinhos e Vinícola Foppa & Ambrosi), totalizando 18 vinícolas da região presentes no encontro.
Para o presidente da Aprovale, André Larentis, a oportunidade foi de destacar, perante o público especializado, os diferenciais de excelência que acompanham os vinhos elaborados no Vale dos Vinhedos. “Além de sermos a primeira região do país reconhecida como Denominação de Origem para vinhos e espumantes, temos características únicas em termos de terroir e, somado a isso, cada vinícola da região carrega um forte elemento de valorização da cultura de nossa região. Com essa soma de atributos, o Vale dos Vinhedos mostrou, mais uma vez, por que é o principal destino enoturístico do país”, disse.
A participação foi avaliada de forma positiva também por Brandelli. “Percebemos que o consumidor está torcendo pelo vinho brasileiro”, avaliou. Esse movimento vem em bom momento especialmente para as vinícolas gaúchas, que vivem um ano de recuperação, principalmente em decorrência das enchentes registradas em maio de 2024, que reduziram significativamente o fluxo de turistas na época. “Estamos retomando o fôlego. Este ano será um pouco melhor, com maior fluxo de turistas e com ganhos de presença nacional pelos rótulos da região. Esperamos que 2026 seja ainda melhor”, antecipou.
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Viviane Somacal
Secretaria de Saúde realizará ações coletivas de promoção de saúde bucal em 23 de outubro em 11 educandários de Bento
Vinícolas da APEG conquistam 17% das premiações do maior concurso de espumantes do país
Casa das Artes, em Bento, recebe a exposição “Expansão do Amor”, de Zulma Maria Silva Fernandes