Museu e Arquivo Histórico Municipal: um retrato da história de Garibaldi

Espaço conta com exposições culturais, acervo de documentos históricos e abriga também a Casa do Artesão

O prédio original, onde hoje se encontra o Museu e Arquivo Histórico Municipal, no decorrer dos anos sediou diversas instituições que fazem parte da trajetória da cidade. Atualmente, o espaço abriga exposições culturais e um acervo com documentos que contam a história de Garibaldi. Em média, o local recebe 2,7 mil visitantes por ano.

Hoje, são três mostras que podem ser visitadas de forma gratuita pela comunidade, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h:

  • Memorial do Imigrante: relembrando algumas das famílias que fizeram parte da história de Garibaldi, de diferentes etnias, junto a diversos objetos de uso cotidiano da população;
  • Exposição Giuseppe e Anita Garibaldi: conta um pouco da história dos “Heróis dos Dois Mundos”, como ficaram conhecidos por lutarem no Novo Mundo (Brasil e Uruguai) e no Velho Mundo (Itália);
  • Exposição Religiosa: além de falar um pouco sobre as ordens religiosas católicas e a Igreja Metodista, presentes em Garibaldi, apresenta também a contribuição delas para a educação no município e a influência francesa presente nas ordens.

Arquivo Histórico Municipal

Localizado na parte superior do prédio, o Arquivo Histórico dispõe de uma biblioteca com livros antigos relacionados a diversos assuntos como: imigração italiana, cultura francesa e brasileira, além de jornais italianos, regionais antigos e atuais, com destaque das notícias locais. Conta também com amplo acervo fotográfico de eventos, pessoas e do município, bem como revistas periódicas da região e do país.

Proporciona aos interessados em pesquisas uma grande variedade de documentos de cunho municipal, além de materiais diversificados, relacionados a cidadania Italiana, formação da árvore genealógica, fotos, documentos oriundos da Itália e outros documentos necessários em sua estada no Brasil.

Para facilitar o acesso a todos, a equipe iniciou o processo de digitalização dos documentos que integram o Arquivo Histórico Municipal, o qual não há previsão de ser finalizado, devido ao grande volume de itens que compõem o acervo.

O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Casa do Artesão

O local abriga também a Casa do Artesão de Garibaldi. Entidade sem fins lucrativos, a Associação dos Artesãos do município oferece produtos elaborados a partir de várias técnicas, como crochê, tricô, pintura, tear, patchwork e pintura em porcelanas. Para os visitantes, é possível encontrar também produtos com a marca de Garibaldi.

O atendimento é de terça a domingo das 13h30min às 17h.

História do prédio

De 1878, feito de madeira, a edificação abrigava a Società Italiana di Mutuo Soccorso Conde D’Eu, que posteriormente passou a se chamar Stella D’Itália. Em 1884, foi construído o primeiro pavimento em alvenaria, que além de abrigar a Società, era utilizado pelo Consulado Italiano, fornecendo assistência aos imigrantes italianos que chegavam à região. No ano de 1892, foi reformado e o piso superior construído.

O prédio abrigava o consulado italiano e foi palco de reuniões, assistência social, festas de casamento e aulas de italiano. Durante a I Guerra Mundial (1914/1918) serviu até mesmo como hospital, oferecendo atendimentos aos imigrantes.

Em 1944, por ocasião da II Guerra Mundial, a população de origem italiana teve suas atividades restringidas e as instalações do prédio foram invadidas, todo o seu acervo e patrimônio, incluindo documentos de registros, foi apreendido e queimado. Para salvar o prédio da destruição, a diretoria em exercício entendeu que deveria doá-lo a Itália por meio da sua embaixada no Brasil. Nesse período, a construção serviu de residência para algumas famílias e posteriormente permaneceu em abandono.

Em 10 de agosto de 1963, o governo italiano devolveu o prédio à comunidade de Garibaldi, para que ali se instalasse um centro de atividades de cunho cultural. Em 1972, estabeleceu-se no local a Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel, o Destacamento Militar e os Bombeiros Voluntários.

No dia 31 de outubro de 1985 foi inaugurado o Acervo Histórico Cultural do município de Garibaldi (Museu Municipal e Arquivo Histórico), criado pela Lei Municipal nº 1.748 de 28 de dezembro de 1984. E, por fim, em 16 de agosto de 2007, foi homologado o tombamento do Museu de acordo com o Decreto nº 3.234.

Mais Informações

Endereço: Rua Doutor Carlos Barbosa, 77 – Centro

Fone: (54) 3462 8119

E-mail: arquivohistorico@garibaldi.rs.gov.br

Fonte: Prefeitura de Garibaldi

Fotos: Alexandra Ungaratto, Edemar Mealho e Laura Kirchhof

 

error: Conteúdo Protegido