Na noite da última quinta-feira (22), ocorreu no Museu do Imigrante o encerramento do projeto Memórias & Saberes, do Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos e contemplado pelo Pro-Cultura RS. Na ocasião, foram entregues à instituição documentários sobre quatro pessoas de Bento Gonçalves e uma de Tapejara: Elza Giordani Milani, Família Cantelli, Itacyr Luiz Giacomello, Oswaldo Zorzi e Olinto Melara forneceram testemunhos de vida, evidenciando a presença e participação na história local e regional.
As entrevistas estão disponíveis no Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos e no Museu do Imigrante de Bento Gonçalves. Rodrigo Dos Santos coordenou as entrevistas e destaca que “estão praticamente de forma permanente. E são detalhes que só essas pessoas podem nos contar. É muito prazeroso para gente, pois cada história contada, vivenciamos. Queremos que mais pessoas tenham acesso a essas histórias. É preciso conhecê-las e preservar para outras gerações”.
O Secretário de Cultura Evandro Soares ressaltou sobre o poder da memória. “A importância e o significado que vai ter no futuro só tende a aumentar, pois está registrado. Está se fazendo um resgate da história do município e em especial da história das pessoas que fazem parte desta construção. E o Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos vem nos ajudar na preservação desta memória”.
Estiveram presentes a Secretária de Educação, Adriane Zorzi; e vice-presidente do Circolo Trentino di Bento Gonçalves, Firmino Splendor; e o Conselheiro de Cultura do Estado do RS, Sandro Giordani.
Foto: Jose Martim Estefanon / Assessoria de Comunicação Prefeitura
PG
Esportivo estreia pelo Gauchão Série A2 em menos de um mês
Diocese de Caxias do Sul emite nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NA BR-470, EM CARLOS BARBOSA