Desde 2003, o Instituto Brasileiro de Museu (Ibram) promove a Semana Nacional de Museus. A ação promove a mobilização dos museus de realizar atividades sobre o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Em 2021 foi escolhido como tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.
De acordo com o texto do IBRAM, o tema vai de encontro às novas definições da instituição museal, de seu papel e desafios na contemporaneidade: “questões que envolvem desde o pensar caminhos para o museu ser um fórum dinâmico e ativos para as discussões pertinentes das comunidades nas quais atua, até o repensar as práticas profissionais na busca da decolonialidade, são eixos bailares na construção de espaços de memória decisivos e essenciais no tempo presente”.
Assim, a museóloga Deise Formolo e sua equipe organizaram atividades que refletem às atuais configurações identitárias e de como o Museu se torna um centro de estudos permanente que constrói narrativas históricas, como coloca a museóloga Deise Formolo: “nosso Museu do Imigrante precisa estar em sintonia com os novos caminhos que Bento Gonçalves apresenta. E reflete nas ações que estamos desenvolvendo como o projeto Laços Patrimoniais, que está atualizando o inventário produzido em 1994, a importância da Educação Patrimonial e a aproximação com a Cultura Haitiana”.
O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressalta que “a instituição museal, ao longo do tempo, ganhou um caráter plural. Não é só um guardião de memórias, mas também é um equipamento cultural de troca e disseminação de culturas”.
Pensando nisso, a programação do Museu do Imigrante entra em sintonia com diferentes eventos que estarão ocorrendo no mesmo período:
17/05 – Informativo Laços Patrimoniais.
18/05 – Dentro da Programação da Bandeira do Haiti – Post sobre o Dia da Bandeira do Haiti.
19/05 – Dentro da 7ª Semana da Cultura e da Arte Italiana – Tour virtual no Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos.
20/05 – Dentro das atividades do projeto Laços Patrimoniais – Caminhada virtual pelo bairro São Roque.
21/05 – Lançamento da exposição online – “Passados presentes: trajetórias da educação patrimonial no Museu do Imigrante”.
As atividades serão postadas nas redes sociais do Museu:
Facebook: Museu Do Imigrante
Instagram: @museudoimigrantebg
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Arte: Museu do Imigrante / Divulgação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor