A partir desta semana, o Museu do Imigrante estará lançando em sua página oficial do Facebook oficinas online sobre o projeto “Laços Patrimoniais: construindo um inventário colaborativo para Bento Gonçalves”. Neste ano, o projeto recebeu recursos de R$ 50 mil da Secretaria de Estado da Cultura, sendo selecionado no âmbito do Edital SEDAC nº 01/2019 “FAC Educação Patrimonial”. Assim sendo, será elaborado um inventário dos bens edificados produzido em parceria com as comunidades da região.
No primeiro vídeo/oficina que está no ar, intitulado “Apresentação do projeto”, a museóloga Deise Formolo aborda as etapas, objetivos e comunidades que farão parte da atualização do inventário dos bens edificados históricos de Bento Gonçalves. Já a segunda oficina online será “Educação Patrimonial” e a terceira “Memória e Identidade”, que serão lançados nesta semana. A última lista do inventário foi produzida em 1996 sendo necessário realizar novos estudos para a compreensão das dinâmicas patrimoniais do município.
Assim, a equipe do projeto considerou oito regiões como Tuiuty, Passo Velho e Km 2, São Luíz e Jaboticaba, São Pedro, 15 e 8 da Graciema, Faria Lemos, Eulália Alta e Baixa, Centro (Cidade Alta e São Roque). De acordo com Deise Formolo “a pandemia da Covid-19 afetou bastante o nosso trabalho, pois ele é realizado na visita as comunidades e nas rodas de conversa. Desta forma, tivemos que migrar, neste momento, para o digital para se manter ativo como a criação das vídeo/oficinas”.
A equipe do projeto é formada por Deise Formolo, Cristiane Bertoco, Ivani Pelicer, Angela Maria Marini, Sabrina De Lima Greselle e Margit Arnold.
A primeira fase do “Laços Patrimoniais” compreende adquirir recursos materiais, contratação de um historiador e de um fotógrafo, seleção dos locais rurais e urbanos para o mapeamento, definição de abordagem histórica e arquitetônica para a pesquisa, realização e divulgação das oficinas online.
“No final do projeto será lançado um livro e uma exposição. Com certeza é um trabalho de fôlego que traz as máximas expressões do patrimônio material do município, possibilitando a sua salvaguarda e preservação”, destaca o secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares.
Siga a página do projeto no Facebook:https://www.facebook.com/La%C3%A7os-Patrimoniais-107751601027534
Email do projeto: laçospatrimoniaisbg@gmail.com
Para mais informações, contate por meio do telefone do Museu do Imigrante: (54) 3451.1773
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos/Arte: Divulgação/Fundação Casa das Artes/Museu do Imigrante
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor