Nesta quinta e sexta-feira (30 e 31), ocorre no Museu do Imigrante a apresentação da peça de teatro Mundus Immundus2. Em cada dia, haverá duas sessões, sendo a primeira às 20h, e a segunda, às 21h30. É necessário agendar a participação pelo WhatsApp (54) 9.9984.9317, pois o espaço é compatível para 15 pessoas.
O espetáculo tem direção de Edson Possamai e atuação de Cristian Bernich, artistas bento-gonçalvenses que construiriam uma linguagem cênica única ao longo de mais de 20 anos de carreira, e nesta produção, depois de quase 10 anos, retomam e revisitam a linguagem teatral.
Esse novo espetáculo criado pelos artistas, foi elaborado a partir de uma adaptação de um monólogo teatral que conta a história surpreendente da personagem “Cabrita”, uma mulher que (sobre)vive em um lixão relatando suas memórias e como ela chegou à “vida no lixo”.
Um drama com a investigação policial de um assassinato, permeado com momentos de tragicomédia: a revelação da história de uma catadora de lixo que é investigada como a principal suspeita da morte de uma mulher indigente com o corpo encontrado no lixão. Durante a narrativa, a personagem Cabrita (con)fundem-se ao ator criando uma aproximação e distanciamento do cotidiano, até chegarmos a um desfecho surpreendente.
De acordo com Cristian Bernich, “o undus immundus2 é teatro contemporâneo que mexe com sentidos do espectador e nos faz refletir sobre uma das questões mais importantes deste novo século: o lixo, em suas mais variadas concepções. Propõe uma reflexão acerca dos lixos que cercam (e habitam) o ser humano: a falta de qualidade, a massificação, a superficialidade, o descartável – assim como o reciclável -, o aproveitável, o refugo como fonte de vida”.
Como em qualquer processo de teatro contemporâneo, este não foi diferente. Interessa que na criação da obra, os artistas sejam intérpretes/criadores, podendo elaborar, coreografar e criar cenas, mas sempre com um olhar atento da direção. O diretor Edson Possamai ressalta que “esse será um dos trabalhos mais diferente que produzimos, certamente, é algo inovador na cidade, inclusive para nós, pois é a primeira vez que faremos uso de tecnologia em cena”.
Este projeto/obra é proposto como inovador e inédito na cena artística de Bento Gonçalves, partindo de sua composição, indicando que é possível prestigiar teatro de variadas formas, mesmo que não sejam as convencionais; ele vem sendo elaborado e produzido na Sala de Ensaio há quase dois anos.
mundus immundus2 é uma peça que instigante, composto de uma instalação visual e vídeos que serão transmitidos durante a apresentação para o público. Foi um projeto financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves.
O Museu do Imigrante está localizado na Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura /
PG
Foto: Acervo Pessoal Cristian Bernich
Mais uma edição da maratona nas estradas do “Caminho do Pe. João Schiavo” em novembro de 2024
Cáritas da Diocese de Caxias do Sul participa da 1ª Conferência Intermunicipal da Economia Solidária
Santa Tereza: Randoncorp atua na construção de Ponte destruída pelo Arroio Marrecão