Seguindo com a programação referente ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural, o Museu do Imigrante lançou nesta segunda-feira, 17, a plataforma de consulta online Tainacan. De acordo com os objetivos de seu programa de acervos, o Museu do Imigrante, em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), disponibiliza a ferramenta pode ser acessada por toda a comunidade, sem necessidade de cadastro e gratuita.
O Tainacan é uma plataforma, de código aberto, desenvolvida pela parceria entre universidades públicas brasileira, e permite que os museus disponibilizem seus acervos de forma online.
O Tainacan conta com informações disponíveis das seguintes coleções: 120 fotografias, 895 fotografias e 4.474 objetos. Aos poucos, a instituição irá alimentar a plataforma até a totalidade dos acervos serem disponibilizadas, a partir dos seguintes temas:
Acervo Museólogico – Tridimensional, Indumentária, Arqueológica e Discoteca;
Acervo Arquivístico: Documental, Fotográfico, Hemeroteca e Projetos Arquitetônicos;
Acervo Bibliográfico: Biblioteca;
Acervo Imaterial: Café com Memória e História Oral;
Acervo Didático: Pedagógico;
Acervo Institucional: Coleção Insititucional.
A museóloga Deise Formolo ressalta que “o lançamento da plataforma online de consulta Tainacan cumpre uma etapa do Programa de Acervos, presente no nosso Plano Museológico, onde consideramos uma série de ações para organização e disponibilização das informações do nosso acervo”. Além disso, no segundo semestre de 2019 a equipe do Museu do Imigrante participou de uma formação sobre o programa na UFRGS o que auxiliou a construir e trabalhar a ferramenta de gestão e publicação.
Para acessar a plataforma digital do acervo Museu do Imigrante Tainacan, acesse por meio deste link: http://tainacan.bentogoncalves.rs.gov.br/
A instituição também produziu um vídeo explicando o passo a passo de como funciona a plataforma e como consultar: https://www.facebook.com/museudoimigrantebg/videos/766668000831054
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Arte: Divulgação/Fundação Casa das Artes/Museu do Imigrante
Governo organiza programação para marcar o primeiro ano da maior tragédia meteorológica do RS
IDENTIFICADA MULHER MORTA A GOLPES DE FACA NO SANTA RITA, EM BENTO GONÇALVES
IDENTIFICADO CAMINHONEIRO MORTO EM ACIDENTE NA ERS-122 ENTRE ANTÔNIO PRADO E FLORES