Para que todos os municípios atinjam juntos ou muito próximos uns dos outros, até 25 de agosto, a meta de aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 na população maior de 18 anos, a Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) decidiram, na última sexta-feira, 20, distribuir novas doses no sábado, 21.
A definição foi tomada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e teve como garantia que os municípios pudessem seguir vacinando durante o final de semana. “Percebemos como os municípios se uniram para ajustar o passo e andarmos todos juntos. O importante é atingirmos coberturas vacinais robustas e homogêneas em todo o território gaúcho”, falou a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa.
A distribuição às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) no sábado referiu-se às remessas de vacinas que chegam ao Estado na sexta-feira: Coronavac pela manhã e Pfizer à noite. Do lote de Coranavac, metade ficará armazenada para segunda dose (D2) e será distribuída aos municípios em tempo oportuno. Todos os imunizantes da Pfizer devem ser aplicados como primeira dose (D1).
A secretária da Saúde, Arita Bergman, agradeceu à equipe técnica composta por gestores municipais e estaduais que “sempre buscaram, juntos, a melhor solução para todos os desafios que se apresentaram durante a distribuição das vacinas, de forma a buscar transparência e isonomia”. No rateio das doses desta remessa, parte será utilizada para ajustes de estimativas populacionais e outra parte para continuar avançando nas idades.
Levantamento realizado pela Secretaria da Saúde mostra que 358 municípios do Estado já estão vacinando na faixa etária de 18 a 22 anos; 104 vacinam de 23 a 27 anos; e outros 25 já imunizam de 28 a 34 anos. A partir desta remessa, todos os municípios poderão, no mínimo, vacinar toda a sua população de 25 anos ou mais.
Fonte: Governo do Estado
MPT publica novo edital de Cadastro de Entidades para destinação de recursos
CSG emite nota após abertura de procedimento para averiguar a aplicação de multas em usuários de rodovias de sua concessão
NOVA, a marca mãe dos vinhos finos de uma das maiores vinícolas do país