Cancelamento da obra gerou indignação do Poder Público de ambas as cidades
Os prefeitos de Caxias do Sul e Nova Petrópolis, Adiló Didomenico e Jorge Darlei Wolf – respectivamente, se encontram nesta manhã de sábado (20), na ponte do Semapa, divisa entre os dois municípios. Ambos mostraram insatisfação diante do anúncio do DNIT, na última quinta-feira (18), da desistência de construir a ponte provisória no Rio Caí.
Segundo o órgão federal, será dada continuidade apenas na obra da nova ponte, que liga os dois municípios pela BR-116. Um dos pilares da ponte antiga, da década de 1940, cedeu no dia 12 de maio, durante a pior tragédia climática da história recente gaúcha. A estrutura já foi demolida, no fim do mês de junho.
“O ministro Renan nos prometeu agilidade na construção da ponte provisória de ferro e vamos cobrar isso do Governo Federal junto com a Prefeitura de Nova Petrópolis, das comunidades, demais autoridades da região e empresários. Não podemos deixar impactar novamente na nossa economia que já sofreu com a calamidade. Estamos na alta temporada do turismo, temos que escoar a produção de hortifrutigranjeiros e ainda sem esse acesso”, anunciou Adiló.
A instalação da ponte provisória chegou a começar com o estabelecimento de novas cabeceiras para suportar a estrutura metálica. No entanto, uma forte chuva no dia 16 de junho elevou novamente o nível do Caí, fazendo com que o afunilamento das margens começasse a ceder. A partir daquele dia, o DNIT passou a reavaliar a obra.
Por outro lado, Wolf também reforçou que vai unir todos os esforços para que a construção seja retomada o mais breve possível. “Não vamos nos furtar de cobrar pra que isso aconteça de fato e de direito como nos foi prometido para atender a expectativa do comércio, da indústria e, principalmente dos produtores rurais que não tenham ainda mais prejuízo”, disse.
Paralelo à cobrança pela retomada da obra, os municípios vão intensificar os trabalhos na estrada que liga Santa Lúcia do Piaí, em Caxias, a Vila Brasil, em Nova Petrópolis trajeto de cerca de 20 km.
“Assim que soube do cancelamento dos trabalhos, solicitei a Secretaria de Obras a melhoria nessa estrada, na ponte do Semapa e assim está sendo feito pelos servidores aproveitando o máximo o tempo bom. Enquanto aguardamos a nova posição do governo federal, vamos proporcionar essa rota alternativa para as pessoas. Ela está sendo melhorada e irá receber sinalização para que carros, camionetes, caminhões de pequeno porte e ônibus possam chegar à região das Hortênsias da mesma forma que os turistas que chegam via o nosso aeroporto. E também dar acesso aos agricultores e comunidade vir a Caxias”, informou Didomenico.
Fonte: Rádio Solaris
Foto: Divulgação | DNIT
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa