Em 29 dias de campanha, o Rio Grande do Sul já tem cerca de 1,9 milhão de pessoas vacinadas contra a gripe, o que representa 51,5% dos grupos prioritários.
Missões é a região com a maior cobertura, onde 62% das pessoas dos grupos prioritários já se protegeram do vírus. A campanha de vacinação vai até o dia 31 deste mês. Ao todo, mais de 3,8 milhões de pessoas no Estado fazem parte do público-alvo.
Dos 79 municípios das Missões, os melhores números estão entre as 22 que compõem a 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, sede em Santa Rosa, com 65% de cobertura.
A Secretaria da Saúde divide o Estado em 19 coordenadorias, sendo que 16 delas estão com, ao menos, 50% de cobertura. Só estão abaixo da marca as cidades que fazem parte das coordenadorias com sede em Porto Alegre (2ª CRS), Pelotas (3ª CRS) e Santa Cruz do Sul (13ª CRS).
Municípios já atingiram meta
Mesmo que ainda faltem mais de três semanas para o término da campanha, alguns municípios já alcançaram a meta de 90% de cobertura. É o caso de São José do Inhacorá, Taquaruçu do Sul, Santa Tereza e Candiota, que nesta ordem apresentam os maiores percentuais de cobertura dos grupos.
Desses quatro, Candiota é o único com população a ser vacinada acima das 3 mil pessoas. Com mais de 15 mil pessoas nos grupos, Taquara é a primeira já acima dos 80% de cobertura. Nas cidades com mais de 50 mil pessoas como alvo, Gravataí é a com melhor registro, chegando a 56 mil doses já aplicadas e 72% de cobertura.
Grupos prioritários para vacinação
– Crianças (maiores de seis meses e menores de seis anos)
– Gestantes (em qualquer período de gestação)
– Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
– Trabalhador da saúde
– Pessoas com 60 anos ou mais
– Professores
– Policiais, bombeiros e militares
– Doentes crônicos (doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepáticas, diabetes, imunossupressão, obesidade, transplantados ou pessoas com trissomias)
Clique aqui é acesse a tabela de vacinação da gripe por regional da Saúde até 8 de maio.
Clique aqui é acesse a tabela de vacinação da gripe por município até 8 de maio.
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação