As áreas da construção civil e de segurança do trabalho são foco da ação
Começou nesta terça-feira (17) uma Blitz de Fiscalização do CREA-RS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul ) nas regiões que abrangem a Inspetoria de Bento Gonçalves, Nova Bassano, Nova Prata, Garibaldi e Carlos Barbosa. O foco da ação são as áreas da construção civil e de segurança do trabalho.
Até o dia 19 de julho, pretende-se verificar 180 empreendimentos, com o objetivo de garantir que somente profissionais registrados e legalmente habilitados sejam responsáveis pela execução de projetos/obras, entre outros serviços da área tecnológica. Além das diversas áreas de trabalho que englobam a construção civil serão verificados condomínios residenciais e comerciais, considerando que instalações prediais elétricas, hidráulicas, sanitárias e de incêndio devem ser inspecionadas periodicamente para proporcionarem segurança aos moradores.
A Engenharia de Segurança do Trabalho também será alvo de fiscalização. Segundo estudo da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul, o Estado registrou 41.741 mil acidentes e 2.404 doenças do trabalho em 2016. Somente no ano passado, foram notificados 44.145 mil atendimentos e 331 óbitos foram computados. Ou seja, um trabalhador morreu a cada 26,4 horas.
Entre os acidentes estão às quedas em altura – que é a causa mais comum de lesões e morte – e os acidentes em trabalhos de escavação e movimentação de cargas. Por isso, é importante que a fiscalização esteja presente para garantir que as atividades sejam acompanhadas por profissionais e empresas devidamente habilitadas, garantindo desta forma que todas as obras e serviços da área tecnológica estejam cobertas pelas devidas ARTs.
CREA-RS: O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul é o órgão de fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia. Hoje conta com São 44 Inspetorias da Autarquia atuando no Estado, além de sua sede, na cidade de Porto Alegre.
O Conselho atinge, atualmente, aproximadamente 80 mil registros de profissionais e 15 mil de empresas das áreas da Engenharia Civil; Geografia; Agrimensura; Engenharia Elétrica e Eletrônica, Eletrotécnica; Engenharia Industrial, Mecânica, Têxtil, Química, Naval, Aeronáutica e Metalúrgica; Arquitetura; Agronomia; Meteorologia; Geologia; Engenharia de Minas; Engenharia Florestal e Engenharia Química.
Fonte: CREA-RS
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro