O Fórum Regional – realizado pela Faders – Acessibilidade e Inclusão – que coloca o tema acessibilidade e inclusão em evidência, propondo soluções para a educação inclusiva, saúde, trabalho, paradesporto, empreendedorismo e acessibilidade arquitetônica para pessoas com deficiência, é a grande oportunidade que uma região tem para colocar esses temas na ordem do dia.
Faz três anos que a Serra sediou uma edição do evento, oficialmente chamado de Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência (PcD) e Pessoas com Altas Habilidades (PcAH). De 2015 a 2018, o estado avançou em todos os aspectos que envolvem acessibilidade e inclusão: desde as calçadas e as ruas, passando pela equiparação de oportunidades, pelo acesso aos direitos constitucionais e alcançando a plena cidadania das pessoas com deficiência.
Segundo a Faders – órgão gestor estadual da política pública do setor e promotor do Fórum – são muitos os aspectos que envolvem a vida de quem vive nas cidades e o trabalho feito em todas as regiões do interior do Rio Grande do Sul tem criado um ambiente favorável à efetiva inclusão social de pessoas cegas ou com baixa visão; pessoas com surdez ou baixa audição; pessoas com deficiência física, intelectual ou de aprendizado; pessoas com autismo; pessoas com altas habilidades; entre outras diferenças presentes nos indivíduos.
Articulado – basicamente – pelas associações de municípios, o evento é destinado a gestores municipais; instituições representativas; profissionais da educação, da saúde e da assistência social; pessoas com deficiência ou com altas habilidades, bem como seus familiares; e comunidade em geral. “O Fórum é um momento de participação de toda a sociedade. O fato de escolas estarem sediando muitos Fóruns é uma prova disso. Incentivar a acessibilidade e a inclusão nos municípios é um dever de todos”, reflete Roque Bakof, presidente da Faders.
No ano passado, o Fórum aconteceu em Uruguaiana, Estância Velha, Taquari, Soledade, Bagé, Charqueadas, Santa Maria, Vacaria, Marau e Porto Alegre. Bakof avalia como “excelentes” os encontros de 2017, pois, além do apoio das associações, a Faders pode contar com a fundamental parceria dos prefeitos dos municípios e com a efetiva participação dos gestores locais. “Nesta gestão, conscientes de que no nosso estado o municipalismo se faz fortalecido na organização das associações de municípios, reestruturamos o Fórum, que passa a ser regional e a ter como base a geografia dessas associações, valorizando assim as políticas regionais e destinando um espaço específico para o mapeamento da realidade de cada município que integra essa associação”, explica ele.
Qualquer um dos sete municípios da Serra pode tomar a iniciativa de se candidatar para sediar o Fórum Permanente da Política Pública Estadual para PcD e PcAH. As inscrições devem ser feitas no site: www.faders.rs.gov.br, até o dia 31 de janeiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Faders Acessibilidade e Inclusão
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves