Bento Gonçalves chega a marca de 27 agroindústrias cadastradas no programa Selo Sabor de Bento. Nesta quinta-feira, 29, o prefeito Guilherme Pasin, acompanhado do secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, entregou o certificado de adesão ao projeto às agroindústrias familiares Doces Gabbardo e Nossa Horta.
A agroindústria Nossa Horta, de Daniela e Márcio Mezadri, se dedica ao cultivo de aipim e irá revendê-lo de forma congelada. Já a Doces Gabbardo, Paulo Luis e Noêmia Gabbardo, produz geleias e doces de frutas cristalizadas, como figadas e uvadas.
“Começamos informalmente, vendendo apenas para conhecidos. Com o Selo a gente pretende agregar mais valor aos produtos. Vamos ter uma segunda alternativa além das parreiras. O pessoal da Emater e Agricultura nos incentivaram bastante”, conta Márcio.
Para Paulo Gabbardo, a ideia de começar a produzir as geleias foi uma forma de aproveitar as frutas que antes eram desperdiçadas. “Nós começamos a aproveitar todas as nossas frutas, pois elas estavam caindo e perdíamos quase tudo. Aí veio a ideia de fazer, aproveitando as frutas que tinhamos em casa. O Selo para nós é uma marca do nosso produto de Bento. Esse selo vai nos ajudar, vamos vender mais, é algo muito importante. É um sonho realizado para nós, e graças a Deus conseguimos”, comemora.
Nesta semana, o Selo Sabor de Bento – projeto que visa agregar valor aos produtos e estimular o consumo por meio da certificação de qualidade – foi reconhecido no Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae.
O prefeito Guilherme Pasin, ressaltou que a premiação vem ao encontro da consolidação do programa no Município. “O Selo Sabor de Bento não envolve somente a certificação da agroindústria, mas é a valorização do trabalho do nosso agricultor e respeito ao consumidor, que recebe alimentos de qualidade na sua mesa”.
O Selo Sabor de Bento é resultado de uma parceria entre as secretarias de Turismo e de Desenvolvimento da Agricultura, com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica (Emater) e Vigilância Sanitária.
Também participaram do ato, o subprefeito interino de Tuiuty, Rudinei Hiessler, os coordenadores do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), Cristiano Selbach, representantes da Vigilância Sanitária, Vinicius Ornelas Rosa e da Emater-RS/Ascar, Neiton Peruffo.
Fonte: Prefeitura de Bento
4º Encontro Estadual Pumas e Fora de Série acontece em outubro
Rústica Sesc Caitá em Bento reuniu mais de 500 atletas neste domingo, dia 14
Tacchini Instituto de Pesquisa está com seis estudos com recrutamento de participantes em andamento