Painel 100% feminino foi atração da manhã desta quarta-feira, na Fiema Brasil
Remodelado para a sua 6ª edição, o Meeting Empresarial da Fiema Brasil, parte integrante da programação do FiemaCon, chegou ao seu segundo dia com uma grade de painelistas formada exclusivamente por mulheres. Moda, Design e Indústria foram os temas em pauta nas explanações de Suelen Joner, Paula Bragagnolo, Viviane Cecilia Lunelli e Marijane Paese, na manhã desta quarta-feira, 21.
Atento às tendências das discussões ambientais atuais, que atravessam diversos campos de consumo, o 6º Meeting Empresarial abordou a indústria da moda por meio das falas de Suelen Joner, Head de Sustentabilidade e D&I do grupo Azzas 2154, e de Viviane Cecilia Lunelli, presidente da Lunelli. A moda mais limpa e sustentável, bem como o papel das empresas dentro da sociedade, foram temas recorrentes nas apresentações. “Geramos valor a partir da sustentabilidade do nosso negócio. Ela é um dos nossos grandes pilares, porque, além de colocar a moda brasileira no protagonismo do mercado mundial, temos a preocupação em fazer diferença dentro da comunidade onde estamos inseridos”, explicou Suelen. Essa inserção na comunidade se dá com números expressivos: atualmente, o grupo Azzas 2154 reúne 27 marcas e emprega cerca de 22 mil pessoas.
A visão é compartilhada pela Lunelli, empresa catarinense com unidades no Brasil e no Paraguai. Com uma forte política de sustentabilidade, a Lunelli produz, anualmente, 15,4 mil toneladas de malhas e tecidos utilizando matéria-prima proveniente de reflorestamento — nos casos de algodão e viscose. “Entendemos que uma empresa tem a responsabilidade de atuar nas comunidades onde está inserida, podendo fazer com que o impacto seja positivo. Temos processos e políticas, mas não podemos nos distanciar das pessoas”, afirmou Viviane.
Design e Indústria
Explicar a união do design à sustentabilidade foi a missão de Paula Bragagnolo, analista de Pesquisa e Desenvolvimento da Galvanotek, ao subir no palco do Meeting Empresarial. Com uma fala crítica ao consumo excessivo e inadequado, Paula apresentou os conceitos de forma integrada e defendeu o papel ativo do cliente no funcionamento das empresas: “A motivação do consumidor gera decisões, e precisamos interpretar suas necessidades. Através das ações que promovemos também como marca, conseguimos nos comunicar para que os produtos façam sentido para os consumidores”, explicou. A Galvanotek tem grande relevância no setor de embalagens para alimentos, inclusive descartáveis, o que naturalmente acende discussões sobre sustentabilidade. “Atualmente, utilizamos 80% de material reciclado na produção das embalagens plásticas. A sustentabilidade não é mais uma pauta externa, mas uma lente de criação interna”, finalizou.
A força da indústria de Bento Gonçalves foi representada por Marijane Paese, empresária e administradora da Paese Comércio de Ferragens. Primeira mulher a presidir o Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento Gonçalves, Marijane compartilhou sua vivência profissional e pessoal com a audiência, em tom bem-humorado: “Vocês vieram da moda, do design, e eu sou do ferro e do aço. Abri o primeiro comércio de ferragens de Bento Gonçalves comandado por uma mulher. Ainda precisamos provar com mais força que somos capazes. Posso dizer que o pioneirismo me persegue”, comentou.
Marijane fez uma análise do momento atual a partir de sua experiência no comércio e na entidade. “Percebo que as empresas se envolvem pouco. E nós precisamos uns dos outros. É importante promover a inovação aberta e aprender com pessoas de áreas diferentes”, afirmou. Para ela, dentro da Paese, a sustentabilidade também é uma estratégia: “Nós vendemos custo-benefício, temos projetos ambientais com os colaboradores e ganhos em reputação e eficiência. Quanto mais a cidade melhorar e as pessoas estiverem preparadas, todos crescerão, e de forma mais sustentável”, concluiu.
A Fiema Brasil continua até o dia 22 de maio, das 9h às 20h. A programação contará ainda com seminários, continuidade do 6º Meeting Empresarial e do 8º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente e realização do 14º Fórum Energiplast, estreante na Fiema. Para mais informações sobre a programação completa, bem como inscrição para os eventos da FiemaCon, acesse www.fiema.com.br . A Fiema Brasil é uma realização da Proamb.
Serviço:
O quê: 10ª Fiema Brasil
Quando: até 22 de maio, das 9h às 20h
Onde: Fundaparque – Alameda Fenavinho, 481
Informações e Ingressos: https://fiema.com.br/
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Cesar Silvestro
Dia Livre de Impostos mobiliza cidades gaúchas
Secretaria da Agricultura realiza atividades de educação sanitária na região do foco de gripe aviária
Cáritas da Diocese de Caxias do Sul promove ação solidária de inverno para aquecer corações