Uma mulher de 38 anos, que morreu na madrugada desta quinta, 12, pode ser o primeiro caso de óbito por Gripe A H1N1 em Bento Gonçalves. Ela foi atendida duas vezes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com sintomas de uma forte síndrome gripal. A vítima não fazia parte dos grupos prioritários para a vacina e nem declarou doenças crônicas. Na primeira vez em que procurou a UPA, ela queixava-se de dores na garganta, no pescoço e algumas partes do corpo. Depois da consulta, recebeu uma injeção de medicamentos e foi liberada. Como as dores persistiram, ela foi mais uma vez ao Pronto Atendimento e recebeu outra injeção. Acabou internada no Hospital Tacchini, mas não resistiu e faleceu. Sua identidade não foi divulgada.
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde informa que, após o óbito, amostras do sangue da vítima foram enviadas ao laboratório do Estado, responsável pelas confirmações dos casos de H1N1. O coordenador do setor, enfermeiro José da Rosa, acredita que por se tratar de uma morte suspeita, o resultado pode chegar em até 15 dias. “É impossível, apenas com os sintomas e no atendimento clínico, definir qual é o agente causador da síndrome gripal”, explica Rosa. “Devido à grande demanda, atualmente, os exames de laboratório estão sendo feitos para pacientes com quadros gripais que precisam de equipamentos respiratórios e/ou internados na UTI”, completa o coordenador.
José da Rosa também esclarece que pessoas com sintomas de gripe devem ficar afastadas do trabalho ou da escola por pelo menos cinco dias. “Não adiantará receber a vacina depois de estar em contato com alguém que tenha a Gripe A. O melhor tratamento para o vírus da Influenza ainda é o Tamiflu, medicamento que já teve sua eficácia comprovada.” Ele esclarece que, após encubado, o vírus demora até cinco dias para se manifestar. “Já a vacina começará a fazer efeito em cerca de 15 dias”, informa.
O coordenador lembra que em abril, houve dois casos suspeitos de H1N1 no município, sendo um com resultado negativo e outro que o exame não ficou pronto. O primeiro caso sob investigação de maio é o da mulher que faleceu nesta quinta.
FOTO: Divulgação
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro