O Movimento Tradicionalista Gaúcho, nesta semana, emitiu Ofício direcionado às lideranças tradicionalistas acerca da necessidade de adequação da indumentária gaúcha na área campeira. Segundo o documento, há muito tempo existe, entre os dirigentes do MTG, uma preocupação muito grande em relação ao uso incorreto principalmente da bombacha.
Segundo o presidente, Nairo Callegaro, tem se disseminado o uso de bombachas estreitas, muito parecidas com calça, em total desconformidade com os regulamentos vigentes.
Partindo do princípio que o MTG é o guardião da cultura tradicional do Rio Grande do Sul, não é admissível que se continue aceitando essa total descaracterização desta peça, que verdadeiramente nos identifica como gaúchos – afirma o documento.
O assunto foi pauta da última reunião do Reunião do Conselho Diretor do MTG, realizada no dia 03 de março, quando foi aprovado por unanimidade entre os presentes que na Fecars – Festa Campeira do Rio Grande do Sul, será exigido rigorosamente o uso correto da indumentária por parte de todos os participantes.
Para os rodeios promovidos pelas entidades filiadas, o prazo para os participantes se adequarem à exigência é até a data da Convenção Ordinária do MTG, em 2018.
A regulamentação para as atividades campeiras está estabelecida no artigo 67 do Regulamento Campeiro do Estado do Rio Grande do Sul e definida pelas Diretrizes da Pilcha Gaúcha do MTG.
Fonte: MTG-RS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor