Pedreira de Várzea Grande não cumpriu cronograma assumido em 2021; em caso de descumprimento, o Município deverá pagar multas
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Caxias do Sul obteve decisão judicial que obriga o Município de Gramado a adotar medidas de segurança na pedreira municipal de Várzea Grande. A tutela de urgência, deferida pela 2º Vara do Trabalho de Gramado, determina o fornecimento aos empregados de equipamentos de proteção individual (EPIs) compatíveis com os resíduos do ambiente, máscaras com filtro P3 (PFF3), devido à alta probabilidade da presença de sílica na poeira. A inalação de sílica causa a silicose, doença respiratória incurável.
Além do fornecimento do EPI, o município fica obrigado a orientar e treinar os trabalhadores sobre o seu uso, ajuste, manutenção, substituição, higienização e descarte adequados, conforme previsto na Norma Regulamentadora (NR) nº 6. Também deve realizar exames periódicos complementares nos trabalhadores da pedreira, incluindo radiografia e espirometria, em obediência aos requisitos da NR nº 7.
A atuação do MPT no caso partiu de ação fiscal realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em 2019, em que foi constatado o uso de EPI de categoria de proteção inferior à necessária. Após tentativas de resolução, com o descumprimento de cronograma assumido por Gramado em agosto de 2021, e o fornecimento insuficiente de EPIs estipulados após notificações, a instituição ajuizou a ação.
Com a decisão, o município deverá pagar multas caso as irregularidades persistam. Em definitivo, além da confirmação dos efeitos da liminar, o MPT pede a condenação da ré ao pagamento de compensação por danos morais coletivos. Os valores são reversíveis a projetos sociais da região de Caxias do Sul inscritos junto ao MPT.
Ação nº 0020807-79.2024.5.04.0352
Fonte: MPT
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa