MPF/RS entra com ação para evitar “confisco” de depósitos judiciais não sacados ACP contra União, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil foi ajuizada nesta segunda (28)
O Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS) ajuizou, nessa segunda-feira (28) ação civil pública (ACP) contra União, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, com pedido de antecipação de tutela, requerendo o não cancelamento automático de precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPVs) federais depositados há mais de dois anos e ainda não sacados, sem que exista disposição judicial para tal medida. A transferência à Conta Única do Tesouro Nacional desses valores relativos a ações judiciais vencidas por cidadãos brasileiros na Justiça Federal tem base na Lei 13.463/2017, inconstitucional em diversos pontos, segundo o MPF.
A ação solicita ainda que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil sejam proibidos, em âmbito nacional, de executar a transferência dos valores referentes aos depósitos judiciais.
Segundo o autor da ação, o procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Fabiano de Moraes, uma vez depositados os valores dos precatórios e RPVs, sua administração não cabe mais ao Executivo e sim ao Poder Judiciário. “Há inconstitucionalidade na disposição que retira do Presidente do Tribunal a atribuição para determinar o cancelamento do requisitório e a consequente devolução dos valores ao Tesouro Nacional”, destaca no documento. Para Moraes, a alteração prevista na legislação atacada “fere a separação dos poderes”.
Publicada em julho, a Lei 13.463/2017 estabelece que o dinheiro pode ser recolhido pelo Tesouro Nacional se estiver depositado há mais de dois anos e não for sacado até o próximo dia 31. Tais beneficiários, que no Rio Grande do Sul são mais de 22 mil cidadãos, venceram ações na Justiça Federal, em muitos casos contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS)
Alunos dos Anos Iniciais da EMTI São Roque são contemplados pelo Projeto Cultural Trânsito
Semana da Pátria será aberta oficialmente em 1º de Setembro, na Via Del Vino
Casa das Artes: exposição “Das Artérias ao Mangue”, de Jaque Pauletti, abre em 04 de setembro