A Promotoria de Justiça Criminal de Caxias do Sul, juntamente com a Polícia Civil, lança neste mês uma campanha de alerta e prevenção aos crimes de estelionato e extorsão. Para isso, foi desenvolvida uma cartilha com dicas de como proceder diante de alguns dos golpes mais comuns. O material vai ser disponibilizado virtualmente nas redes sociais do Ministério Público, oportunizando o acesso da comunidade e também de eventuais vítimas.
Entre os crimes destacados na cartilha estão golpes antigos como o do “bilhete premiado” e “falso sequestro”. Neles, os estelionatários abordam geralmente pessoas mais velhas. Já, a prática de “phishing” ou do “falso boleto” são crimes de fraude eletrônicas cada vez mais recorrentes. Há, ainda, avisos sobre casos que tendem a crescer nesta época do ano, como o “boleto vazio” ou a presença de falsos compradores/vendedores em sites de anúncio e redes sociais.
O intuito da campanha é servir como sinal de alerta às pessoas, com informações sobre práticas a serem adotadas para evitar a concretização do crime. Para a promotora de Justiça Vanessa Silva, essa é uma forma simples de conscientizar o cidadão e prevenir novas ocorrências. “Constatamos essa necessidade diante do aumento significativo de crimes cometidos contra o patrimônio, em especial estelionatos. Eles se intensificam nessa época do ano, pois as pessoas estão mais propensas ao consumo e menos atentas aos possíveis golpes”, destacou.
Fonte: MP/RS
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família