Ideia é de que iniciativas arrecadem itens para atingidos pelas enchentes no RS
O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a 1ª Região Tradicionalista (1ª RT) emitiram um comunicado, nesta quarta-feira (13), em que informam que o tradicional desfile de 20 de setembro não será realizado neste ano em Porto Alegre, em decorrência das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul nos últimos dias. A ideia, construída em conjunto com a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, é de realização de Cavalgadas Solidárias descentralizadas. Serão arrecadados materiais para atender às demandas dos municípios atingidos, como itens de higiene e limpeza, roupas íntimas e roupas de cama.
“A sugestão de fazer dos desfiles tradicionais cavalgadas solidárias já vinha sendo tratada com as coordenadorias regionais e com a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas. Os CTGs por todo Estado já estão mobilizados para ajudar. A hora é de união e solidariedade”, afirmou a presidente do MTG, Ilva Maria Borba Goulart, que assina o documento juntamente com o coordenador da 1ª RT, Luiz Henrique Lamaison.
A 1ª RT será responsável pela organização das cavalgadas em Porto Alegre, a serem realizadas em diversos bairros da capital, e nos outros 10 municípios que compõem a Região. Além disso, juntamente com cada coordenadoria regional, vai orientar as iniciativas dos outros municípios do Estado.
A comissão e o MTG recomendam que todos os municípios gaúchos adotem a iniciativa das cavalgadas. Ainda assim, as entidades que já têm programações em andamento, com destinação de recursos, poderão mantê-las.
“Há projetos em execução, com valores investidos, que não precisam ser interrompidos. Mas é importante reafirmar que o Estado está voltado ao atendimento da calamidade, com todos as secretarias e órgãos envolvidos em uma grande força-tarefa. Em momentos difíceis como o que estamos enfrentando no Rio Grande do Sul, em consequência dos eventos climáticos, a história, os valores e as tradições que compartilhamos como povo nos aproximam e ajudam a fortalecer ainda mais os laços de solidariedade e de cooperação que cultivamos. Por isso, conclamamos o povo gaúcho, de todas as regiões de nosso pago, a realizarem e participarem de cavalgadas solidárias”, disse Gabriella Meindrad, presidente da Comissão e secretária adjunta da Cultura.
Distribuição da Chama Crioula
A distribuição da Chama Crioula está prevista para a próxima quinta-feira (14), em Porto Alegre. A programação será mantida, com solenidade protocolar no Palácio Piratini, a partir das 8h30min. Depois, a Chama seguirá para a Assembleia Legislativa e demais órgãos e entidades que estão no roteiro da distribuição.
Confira o roteiro:
Concentração: CTG Estância da Azenha – Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 155 – Praia de Belas
1ª parada: Palácio Piratini – Praça Mal. Deodoro s/nº
2° parada Assembleia Legislativa – Praça Mal. Deodoro, 101
3ª parada: QG da Brigada – Rua dos Andradas, 522
4ª parada: Paço Municipal (PREFEITURA) – Praça Montevideo, 10
5ª parada: Palácio da Polícia Civil – Av. João Pessoa, 2050
6° parada – Colégio Júlio de Castilhos – Av. Piratini, 76
7ª parada: Loja Maçônica – Av. Praia de belas, 560
8ª parada: Câmara Municipal – Av. Loureiro da Silva, 255
Encerramento: CTG Estância da Azenha
Foto: Rodrigo Ziebell/Palácio Piratini
EMEF Tancredo de Almeida Neves: projeto socioambiental une Educação Financeira e Sustentabilidade na formação de cidadãos conscientes
Praça CEU, em Bento, recebe Silas Isidio em pocket show de lançamento de seu primeiro álbum autoral
Soul Duetos movimenta Rua Coberta com shows gratuitos neste fim de semana