Trabalho que vem sendo feito em Bento Gonçalves há 5 anos ganha força em 2023
O movimento Setembro Dourado, que tem como mascote o Leão da Coragem e que ergue a bandeira na luta à prevenção do câncer infanto-juvenil, através da informação, conscientização e, consequentemente, do diagnóstico precoce, vem ganhando força em Bento Gonçalves. Há 5 anos presente na cidade, muitas são as atividades já realizadas. Com o propósito de intensificar o trabalho, estão sendo alinhadas ações junto às escolas da cidade e também nas unidades de saúde, com o apoio das Secretarias de Educação e da Saúde. O objetivo é treinar professores e enfermeiros para serem multiplicadores, avançando em sala de aula e consultórios e culminando com o grande evento Setembro Dourado, programado para o dia 30 de setembro.
O grupo de voluntariado, capitaneado por Susana Lodetti e pela Embaixadora do Instituto do Câncer Infanto-Juvenil em Bento Gonçalves, Renata Sandrin, vêm realizando reuniões de planejamento com as Secretarias para encaminhar ações que possam envolver professores da rede municipal de ensino e também profissionais da área da saúde. “Precisamos chegar mais perto de quem convive diariamente com as crianças e que pode perceber sinais em tempo. A parceria com o Poder Público Municipal é mais um passo que estamos dando neste trabalho abnegado de informar pais, professores, enfermeiros, enfim, a comunidade em geral”, destaca Renata.
No dia 03 de abril, foi a vez de falar com as coordenadoras e supervisoras do turno da tarde das escolas municipais. Na reunião, foi possível apresentar a proposta do movimento, bem como as ações pensadas para a comunidade escolar sempre com o intuito de informar e conscientizar todos os envolvidos. O cronograma prevê treinamento dos professores para, no mês de agosto, atuarem em sala de aula com discussão sobre o assunto com crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental, incluindo atividades pedagógicas e de Educação Artística, tendo como apoio a cartilha ‘A Escola faz a diferença’, que deverá ser utilizada como referência para a prática dos educadores. No mesmo mês, estará sendo ofertado o teatro, reunindo as crianças num espetáculo temático. Os trabalhos das crianças serão expostos no evento Setembro Dourado, aberto à comunidade, que está sendo preparado para o dia 30 de setembro, incluindo diversas atrações.
Enquanto isso, voluntários e professores atuam em conjunto para sensibilizar o maior número possível de escolas. Da mesma forma, os voluntários também estão buscando envolver outros grupos organizados da sociedade como a Secretaria de Esportes, Secretaria de Turismo, ADRH, Lions, Parceiros Voluntários, Hospital Tacchini, além de dar andamento ao encontro e treinamento com os profissionais da área da saúde.
Fonte: Conceitocom Brasil
Foto: Caroline Todeschini
Reunião Técnica discute diagnóstico e apresenta soluções para os impactos das chuvas extremas na Serra Gaúcha
Festival Tchê celebra a cultura gaúcha com shows, oficinas e gastronomia na ABCTG, em Bento
Aapecan realiza eventos solidários em Bento Gonçalves no próximo sábado, 23