Na presença do governador Eduardo Leite e especialistas na área do ensino, serão apresentadas linhas gerais do Marco Legal da Educação
Após percorrer as oito Regiões Funcionais do interior do Rio Grande do Sul, o Movimento pela Educação encerra sua série de debates sobre a qualidade do ensino gaúcho com evento em Porto Alegre, na próxima quarta-feira, dia 18, às 9h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. A temática Educação para o Desenvolvimento foi escolhida pelo presidente do Parlamento, deputado Vilmar Zanchin, para nortear os trabalhos do legislativo gaúcho durante o ano de 2023.
Após levantamento obtido nos encontros anteriores e com o apoio de consultores renomados nacionalmente como a professora Claudia Costin, o ex-ministro Rossieli Soares, entre outros, foi formulado o Marco Legal da Educação, que pretende construir uma política pública perene e de Estado para a área, com diretrizes, metas e indicadores a serem perseguidos pelos próximos anos. As linhas gerais deste documento serão apresentadas por Zanchin durante o evento na Capital.
“Observamos experiências que deram certo em diferentes locais do Brasil para que sejam adaptadas e reproduzidas no Rio Grande do Sul. Entre os eixos prioritários desse trabalho estão a alfabetização no tempo certo, o ensino médio em tempo integral com introdução à profissionalização, o fortalecimento da carreira docente e a expansão do uso da tecnologia em sala de aula”, enfatiza o presidente do Parlamento gaúcho.
Além da apresentação do Marco Legal da Educação, a programação do encontro em Porto Alegre contará com dois painéis. Para debater “A jornada de transformação da educação pública no RS e no Brasil”, participam a professora Claudia Costin, a superintendente de Políticas Educacionais para o Brasil do Instituto Natura, Maria Slemenson, a CEO da Plataforma de Leitura Elefante Letrado, Mônica Timm de Carvalho, e a secretária de Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira. Na sequência, o presidente da Assembleia, Vilmar Zanchin; o governador Eduardo Leite; o coordenador do Movimento Profissão Docente, Haroldo Rocha; e o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, tratam sobre “Os desafios para a implementação do Marco Legal da Educação Gaúcha”. A mediação dos painéis será feita pelo jornalista Tulio Milman.
O atendimento à imprensa será ao término do evento, às 12h, no hall da Galeria dos Deputados Eméritos, no 1º andar da Assembleia Legislativa.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
- – 9h | Abertura
- – 9h30min | 1º Painel
– A jornada de transformação da educação pública no RS e no Brasil
Mediação: Tulio Milman.
Painelistas: Claudia Costin – Fundadora e Diretora do FGV CEIPE e professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard. Maria Slemenson – Superintendente de Políticas Educacionais para o Brasil do Instituto Natura. Mônica Timm de Carvalho – CEO da Plataforma de Leitura Elefante Letrado e integrante do Pacto Pela Educação RS. Raquel Teixeira – Secretária de Educação do Rio Grande do Sul, foi deputada federal e secretária de Educação de Goiás. - – 10h20min | Apresentação do Marco Legal da Educação Gaúcha, pelo presidente Vilmar Zanchin.
- – 10h30min | 2º painel
– Os desafios para a implementação do Marco Legal da Educação Gaúcha.
Mediação: Tulio Milman
Painelistas: Haroldo Rocha – Ex-secretário de Educação do Espírito Santo e coordenador do Movimento Profissão Docente. Eduardo Leite – Governador do Estado. Rossieli Soares – Secretário de Educação do Pará, ex-ministro da Educação e ex-secretário de Educação dos estados de São Paulo e Amazonas. Vilmar Zanchin – Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. - – 12h | Entrevista Coletiva de Encerramento
SERVIÇO
- O quê: Movimento pela Educação em Porto Alegre
- Quando: 18 de outubro, às 9h
- Onde: Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça Mal Deodoro, 101)
- Assessoria de Imprensa: Lizi Cordeiro (51-992756520)
Fonte: Assembleia Legislativa
Foto: Divulgação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor