Ocorreu na noite de quinta-feira, dia 8, na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, o 2º Encontro Cultural- Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha”, em alusão à data comemorada no último dia 25 de julho.
Organizado pelo Movimento Negro Raízes, o Conselho dos Povos Tradicionais de Matriz Africana de Bento Gonçalves e a Secretaria de Cultura, o intuito do evento foi promover o Dia Nacional de Teresa de Bengela e da Mulher Negra.
Durante o evento o Movimento Negro raízes homenageou a jovem Ketlen Coutinho, vítima de injúria racial, no último dia 13 de Julho, enquanto exercia sua atividade de atendente/monitora do estacionamento rotativo do município. Ela recebeu flores e uma “coroa de princesa”, entregue por Laura Corrêa Ribeiro de 6 anos (filha do casal integrante da coordenação do Movimento – Marcus Flávio e Solana Corrêa), sendo Laura um dos símbolos sociais do Movimento Negro Raízes.
O Movimento Negro Raízes tem sido uma ferramenta útil no combate ao racismo e ensino da cultura afro-brasileira em Bento Gonçalves. Em 2018, o projeto recebeu o Prêmio Zumbi dos Palmares, da Assembleia Legislativa do estado.
Além das homenagens, o evento também contará com atrações culturais, com destaque para os grupos de dança (Jazz/ danças urbanas/ gaúcha), declamação de poesia e demais opções musicais.
Com informações do portal Notícia Preta
Fotos: Movimento Negro Raízes
MOTOCICLISTA FICA FERIDA EM ACIDENTE NO MARIA GORETTI, EM BENTO GONÇALVES
HOMEM FICA FERIDO APÓS ACIDENTE NO BORGO, EM BENTO GONÇALVES
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo