Movimento Negro Raízes, de Bento, cobra posicionamento após falas racistas durante debate virtual

O Movimento Negro Raízes, de Bento Gonçalves, emitiu uma nota de repúdio e cobrando um posicionamento do Conselho Estadual da Cultura, após manifestações consideradas de cunho racista proferidas pela atriz e produtora gaúcha Luciana Tomasi, durante um debate virtual.

A manifestação da atriz ocorreu durante uma live promovida pela Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul (APTC-RS), na última semana. Nesta sexta-dia 10, o movimentosediado em Bento emitiu comunicado.

Leia na íntegra:

MOVIMENTO NEGRO RAÍZES solicita ao CEC RS (CONSELHO ESTADUAL de CULTURA do Rio Grande do Sul), posicionamento referente ao episódio envolvendo a atriz e produtora gaúcha LUCIANA TOMASI, quando em Live realizada pela APTC-RS (Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos) no dia 03 de julho, a produtora MANIFESTOU-SE com afirmações RACISTAS e PRECONCEITUOSAS.

Em material publicado na página do Movimento no dia 06 de Julho, está reproduzido parte da Live da APTC-RS, no momento em que a cineasta Luciana Tomasi declarou que:
“…não adianta a gente tentar fazer um filme da senzala, entende? Não seria o nosso melhor!…”
“…inclusive eu tenho sangue francês!…”

Diante do episódio, a coordenação do Movimento Negro Raízes, solicitou ao conselheiro Moreno Lisarb Soirrab, para que este fato grave fosse pautado ao Conselho Estadual de Cultura, para posicionamento/manifestação desta entidade representativa da Cultura no estado do Rio Grande do Sul, o que ocorreu na sessão do Conselho na tarde desta quarta-feira (08).

O Movimento Negro Raízes deixa seu agradecimento ao conselheiro Moreno Soirrab pela acolhida, e após o término da sessão, o mesmo prontamente comunicou a coordenação do Movimento acerca do encaminhamento para os demais membros do Conselho durante a sessão, para providências no sentido de posicionamento desta entidade representativa da Cultura do RS, diante deste fato gravíssimo, que entendemos não ser possível tolerar e mais do que isto, deve-se banir todo e qualquer ato racista e preconceituoso, independentemente de onde e da forma que aconteça.

Movimento Negro Raízes
Bento Gonçalves, 10 de julho de 2020

error: Conteúdo Protegido