O Movimento Negro Raízes, representação Negra com sede em Bento Gonçalves, instituída em 2018, completando em 2023, cinco anos de atuação no âmbito cultural e social, reconhecida em seu município de origem, em municípios da região, bem como reconhecimentos do Estado do Rio Grande do Sul, vem a público com honra e satisfação, anunciar em caráter de relevância e expansão, através de sua coordenação, que a partir desta data, 21 de março – Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial – terá representação oficial no município de Pelotas RS.
O representante do Movimento Negro Raízes será o Professor de Ensino Superior Antonio Ricardo Correa Candiota, nascido e residente em Pelotas, que esteve neste final de semana em Bento Gonçalves (17, 18 e 19 de março), para ter oficializada sua condição de representante do Movimento, em sua cidade natal, e também passando a integrar a coordenação desta representação.
Antonio Ricardo Correa Candiota, possui Licenciatura em Educação Física e Desporto; Pós-graduado pela UFEPEL (Universidade Federal de Pelotas) com especialização em Ginástica Escolar; Mestrado pela UNEATLÂNTICO da ESPANHA em Atividades Físicas e Saúde; Doutorando pela UNEATLÂNTICO da ESPANHA em Atividades Físicas e Saúde; Professor Personal Trainner da Clínica do Atleta – Processos preventivos e terapêuticos – Pelotas RS; Professor Personal Trainner do Clube Brilhante – Pelotas RS; Professor Graduação e Pós-Graduação da Faculdade CENSUPEG Membro do Colegiado do Fórum Permanente da Diversidade Étnico Racial do RS; Membro do Levante Pelotense Negro contra o Racismo; Membro Titular da Comissão de Heteroidentificação do Instituto Federal do Sul IFSUL – Pelotas/RS.
Pelotas, localizado na região sul do estado do RS, considerado uma das capitais regionais do Brasil com uma população de 324.026 habitantes (IBGE 2022), sendo a quarta cidade mais populosa do estado, conhecida como a capital nacional do doce e carregando em seus casarões e monumentos um registro físico de sua história e com locais históricos de referência Negra, a partir da chegada dos Negros e Negras no período escravagista, sendo proporcionalmente a segunda cidade com maior população negra do país e a maior do estado do RS, com mais de 50% de seus habitantes sendo Negros e Negras.
21 de março – Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
No dia 21 de março de 1960, na África do Sul, 20 mil negros protestavam contra uma lei que limitava os lugares por onde eles podiam circular. A manifestação era pacífica, mas tropas do Exército atiraram contra a multidão. 69 pessoas morreram e outras 186 ficaram feridas, no episódio que ficou conhecido como massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a Organização das Nações Unidas instituiu o 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.
Fonte e foto: Movimento Negro Raízes
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor