Entre idas e vindas, debates e sugestões, a pauta volta às aulas presenciais – mesmo que de forma gradual – continua repercutindo no Rio Grande do Sul. Desde a nova proposta do Governo Estadual de um calendário a partir do dia 31 de agosto – com posterior recuo – para o Ensino Infantil prefeitos, educadores, pais e professores têm se mobilizado.
Mas antes mesmo desta nova articulação, primeiro pela plataforma WhatsApp e depois com a Rede Social Facebook, surgiu o Movimento Direito ao Ensino Não-Presencial Durante a Pandemia. Atualmente mais de 6 mil pessoas participam virtualmente, além de outros apoiadores da causa. Em paralelo um abaixo assinado contra o retorno presencial já ultrapassa as 100 mil assinaturas e conta com adesão também de cidades da Serra, como Caxias do Sul e Gramado.
A advogada e uma das coordenadoras do grupo, mãe de aluno da rede privada de ensino, Cassiana Lipp, concedeu entrevista para Rádio Difusora onde fala sobre a pauta.
O foco é seguir com atividades dentro das possibilidades de forma remota e evitar a forma presencial com receio até de eventual surto, com novo fechamento. O grupo crê que o ideal é aguardar uma vacina para garantir a saúde das crianças e da comunidade escolar como um todo.
Veja a reportagem abaixo:
Nesta quarta-feira, 19, a Famurs (Federação das Associações dos Municípios) e presidentes das Associações Regionais realizaram uma nova reunião virtual com o Estado, Ministério Público (MP) e Tribunal de Contas (TCE) onde foi oficializado o posicionamento de que 94% dos gestores são contrários a proposta de retomada neste momento.
Ainda nesta terça, o Cpers/Sindicato através de uma comissão formada por representantes de equipes diretivas da rede estadual de Porto Alegre entregou, na Secretaria da Educação, um documento assinado por 110 escolas da capital manifestando contrariedade à volta às aulas presenciais. A entidade ainda efetuou um ato público nas ruas da Capital.
Relembre algumas das informações sobre o tema abaixo, além de acessar o link direto na categoria Educação no site da Rádio Difusora AQUI:
“Não arriscaremos um retorno precipitado”, reiterou Leite sobre o retorno das aulas presenciais
Promotor de Bento manifesta preocupação com possível retorno antecipado das aulas presenciais
Promotorias Regionais de Educação manifestam-se sobre retorno das aulas presenciais no RS
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família