Exposição “Design da Imigração: Primórdios do Aqui e Agora” resgata a cultura material de imigrantes alemães e italianos que se estabeleceram na região Sul
O polo moveleiro da região Sul é o mais forte do Brasil – e os primórdios dessa conquista se encontram na chegada dos imigrantes alemães (há 200 anos) e italianos (há 150 anos), que, entre seus saberes, traziam experiências com artesanato, marcenaria e carpintaria. Um recorte dessa riqueza histórica e cultural estará na feira Movelsul Brasil (17 a 20 de fevereiro de 2025, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves/RS), onde ocorrerá a mostra “Design da Imigração: Primórdios do Aqui e Agora”, reunindo cadeiras, portas e cavalinhos de brinquedo feitos entre a segunda metade do século 19 e as décadas iniciais do século 20.
Com patrocínio da Fundação Todeschini, a exibição reunirá cerca de 45 itens selecionados em um acervo de aproximadamente 6.500 objetos garimpados pelos arquitetos Tina e Calito de Azevedo Moura. Eles percorreram o interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná nas últimas cinco décadas em busca de artefatos históricos. “A coleção é uma memória afetiva de toda uma cultura. Faço um trabalho de revitalização do artesanato e em cada local é diferente. Muitos objetos da coleção são feitos um a um e me encanto pela assinatura, que é a alma, a marca do artesão”, conta Tina, que divide a curadoria com sua irmã, Lui Lo Pumo (arquiteta e designer), e Adélia Borges – uma das principais referências nacionais em história do design.
Itens da Coleção Tina e Calito de Azevedo Moura já integraram mostras em importantes espaços culturais – como Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, e Farol Santander, em Porto Alegre. Adélia conta que comentários como “lá em casa também tinha” e “minha avó teve” são frequentes entre os visitantes. “Acervos desse tipo têm a capacidade de trazer à tona camadas profundas das memórias afetivas. Vi lágrimas nos olhos, e também sorrisos, encantamentos, a manifestação de uma noção de pertencimento, independentemente de descenderem ou não de imigrantes alemães ou italianos”, lembra.
A curadora destaca, ainda, que a exibição na Movelsul Brasil permite ampliar a compreensão do empreendedorismo que caracteriza a região – especialmente no polo moveleiro de Bento Gonçalves, um dos mais importantes do país. “As obras trazem lições de design muito pertinentes para a contemporaneidade. Seus ricos vocabulários visuais e a diversidade de suas linguagens permitem que possamos observar como funções idênticas podem gerar objetos tão diversos entre si, pela poesia de seus projetos e pelo saber fazer daqueles que os conformaram”, explica Adélia.
Realizada pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) desde 1977, a Movelsul Brasil é a principal feira de móveis da América Latina. Reúne as principais marcas de móveis, colchões, estofados e decoração do país, além de atrativos como palestras e mostras relacionadas ao setor moveleiro. Em 2025, serão cerca de 200 marcas apresentando seus lançamentos e diferenciais a lojistas, varejistas, arquitetos, importadores, compradores corporativos e demais especificadores do segmento.
Mostra do Prêmio Salão Design
Outro atrativo que promete encantar os visitantes é a mostra de produtos finalistas e contemplados do Prêmio Salão Design 2025 – mais tradicional premiação latino-americana do design de mobiliário. A exposição ocorrerá no Pavilhão E, onde estará o Movelsul Conecta – novo hub de inovação, design e negócios lançado pela feira. Lá, os visitantes encontrarão expositores de serviços e tecnologias que facilitam o dia a dia do varejo de móveis (como CRM, logística e sistema de gestão), expansão de rede (marcas que buscam investidores para abertura de novas lojas), decoração (acessórios, iluminação, peças de médio e alto padrão) e setor corporativo (móveis para escritório, hospitais, hotéis, restaurantes, entre outros).
SERVIÇO
O quê: mostra “Design da Imigração: Primórdios do Aqui e Agora”
Quando: 17 a 20 de fevereiro, das 12h às 19h
Onde: Pavilhão D da feira Movelsul Brasil 2025 (Parque de Eventos de Bento Gonçalves/RS)
Como visitar: basta realizar credenciamento antecipado pelo site movelsulbrasil.com.br ou no momento de visita à feira (a credencial é gratuita e garante acesso aos quatro dias de evento, incluindo as mostras e as palestras da Arena do Conhecimento)
Realização: Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves
Patrocínio da Movelsul Brasil: Sayerlack e Sicredi
Patrocínio do Movelsul Conecta: Sayerlack, Cinex, Obispa e Atria
Patrocínio da mostra “Design da Imigração”: Fundação Todeschini
Patrocínio do Prêmio Salão Design: Duratex e Interprint (Master), Akeo (Standard) e Renna (Especial)
Apoio: Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves
Fonte: Augusto Vasconcelos | Assessoria de imprensa
Fotos: VivaFoto

Leite assina carta de coalizão nacional para desenvolvimento de projetos-piloto de energia eólica offshore
Jovens selecionados no Programa Partiu Futuro Reconstrução concluem missão em territórios atingidos por enchentes na Espanha
Cooperativa Vinícola Garibaldi destaca essência comunitária no encerramento da Fenachamp