Sessenta e cinco motoristas e cobradores das empresas Carris, Trevo/Restinga, Via Leste, VTC, Belém Novo, Sudeste, Navegantes/MOB, Sopal/MOB e Consórcio Mais participaram, nos dias 24 e 29 de outubro, de um curso para desenvolver uma cultura de empatia, cuidado e atenção ao idoso. Ministrado pela Escola Pública de Trânsito do DetranRS e EPTC, o curso surgiu a partir a análise da acidentalidade realizada pelo Programa Vida no Trânsito, que detectou 30% das mortes derivadas de atropelamentos de idosos na Capital.
Ao subsidiar operadores do transporte coletivo para o fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito de idosos por meio da qualificação, planejamento, monitoramento, avaliação e acompanhamento das ações, a atividade busca proteger o idoso tanto na condição de passageiro de ônibus quanto na condição de pedestre.
Dentre os assuntos abordados no curso, estiveram as características do envelhecimento e efeitos que podem colaborar com o atropelamento, bem como doenças ou condições prevalentes em idosos que repercutem na mobilidade.
O curso foi realizado no Auditório da Secretaria de Segurança Pública do RS, no Centro de Porto Alegre.
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul