Até 28 de agosto de 2025, a Fundação Casa das Artes, em Bento, sedia, na Galeria de Arte, a exposição “Coleção Sanil Home”, de André D’Ambros, conhecido como Japa. São dez quadros que evocam a linguagem artística Street Art para criar uma crítica às práticas predatórias feitas à natureza. Nessa construção, o caracol torna-se metáfora do acolhimento para outras espécies, seja na questão de habitat ou emocional.
O projeto foi contemplado pelo Edital Circularte/2023, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Cultura, com o valor de R$ 5 mil, desenvolvendo, junto aos espaços de Bento Gonçalves, maior visibilidade e reconhecimento da produção artística realizada, onde projeta a pluralidade e diversidade estilos dos artistas visuais. O primeiro local a receber a “Coleção Snail Home” foi Centro Cultural Tuiuty, e, agora, a Casa das Artes.
Japa traz da Cultura Urbana sua expressão, tendo iniciado no graffiti em 1995. Em sua trajetória, concebeu o caracol o qual se tornou sua marca própria, como se fosse uma assinatura. “Ele é de boa, tranquilo. Em qualquer lugar que está, está em casa. A proposta busca chamar a atenção para o desmatamento e poluição de rios e oceanos, obrigando os animais a saírem de suas casas, buscando proteção na ‘casa do caracol’”, comenta Japa.
Cameleão, sapo, flamingo, baleia, e até mesmo um ser extraterrestre, buscam a moradia na casa do caracol que, por sua vez, se torna fio condutor de um cenário contemporâneo e emergencial de medidas para as boas práticas em relação à natureza.
“André D’Ambros nos traz um apelo de uma ética da convivência de forma lúdica e graciosa, onde precisamos ter atitudes e comportamentos para o planeta. A arte expressa preocupação com a contemporaneidade, com os seus temas emergentes. De fato, é uma preocupação mundial, e Snail Home nos coloca uma simbologia de atenção e cuidados”, enfatiza o Secretário de Cultura, Evandro Soares.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
Paróquia São Pedro de Garibaldi será sede da 12ª Jornada Vocacional dos Capuchinhos do RS em 2026
Seminarista Sergio Viegas irá receber o ministério de acólito em celebração na Igreja Matriz Cristo Rei, em Bento
Câmara Bento aprova por unanimidade projetos e emendas na sessão ordinária