Na última quinta-feira (03), ocorreu na Fundação Casa das Artes, a abertura da mostra “Cores do Vinho”, das artistas plásticas Zélia Paludo e Marilene Beltram. Essa nova safra de quadros tem como tema o Vale dos Vinhedos. Nas telas, o distrito ganha os tons e as nuances da técnica de pintura com vinho onde são retratados os aspectos culturais, arquitetônicos e paisagísticos. São imagens de parreirais, da pisa da uva, da confecção da dressa, o trabalho, os casarões, a fé: uma crônica dos imigrantes italianos narrada na bebida símbolo de Bento Gonçalves, o vinho, e pelas mãos das artistas plásticas.
A mostra faz parte de projeto contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura. Durante o seu curso, foi preciso fazer uma pesquisa histórica, feita por Sandro Giordani da Trentino Promozione e fotográfica do Vale dos Vinhedos, feito pelo fotógrafo James Adilson Rodrigues. Após as pesquisas de campo, as artistas plásticas selecionaram as imagens que foram reproduzidas nas telas as quais evidenciam o patrimônio histórico material e imaterial do Vale dos Vinhedos, onde, também, se evidencia o apreço pela cultura.
Marilene e Zélia começaram a pintar com vinho em 2020. De lá para cá, ganharam projeção pelo uso da técnica. Para chegar nos resultados satisfatórios, foi preciso realizar experiências, inicialmente misturando o vinho com outros materiais. No entanto, após longo tempo de experimentações e análises finais, constataram que as interferências alteravam a cor do vinho. Diante disto, optaram por seguir com seus experimentos na pintura utilizando somente vinho. Então o veredicto: o pigmento da bebida não precisava de coadjuvantes para mostrar suas diferentes nuances de cores ao longo do tempo.
A primeira mostra ocorreu no Palácio Municipal, no Salão Nobre, em fevereiro de 2022; a segunda, foi no Piazza Salton, em julho de 2023, onde o público pode presenciar a criação de telas com técnica com vinho ao vivo. Agora, além da Casa das Artes, integra o circuito de “Cores do Vinho” o L’América Shopping e Piazza Salton.
“A Zélia e eu estamos satisfeitas com o aperfeiçoamento da técnica e a apresentação desta terceira mostra de telas pintadas com puro vinho, destacando que o trabalho é original e sem orientação de colegas de profissão. Neste projeto Cores do Vinho, utilizamos somente vinhos tinto, branco e rosé, provenientes de vinícolas do Vale dos Vinhedos. É uma carta de amor ao distrito e a Bento Gonçalves, representando a nossa cultura italiana, dos nossos antepassados. É uma realização para nós”, enfatiza Marilene.
A vice-presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves, Ivete Todeschini Menegotto, acompanhou a trajetória artística de Marilene e Zélia. Para ela, evidencia-se o aprimoramento da técnica: “Elas romperam com todos os sinais inerentes de pintura comum e se educaram, conseguindo trabalhar expressão e conteúdo, além de transmitir mensagens. Com certeza, vai despertar muita sensibilidade do público. É um grande feito!”.
Programação Mostra Artística “Cores do Vinho”
Fundação Casa das Artes
Período: até 17 de abril
Horário: das 8h às 21h
Endereço: Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
L’América Shopping
Período: 25 de abril a 09 de maio
Horário: 10h às 22h
Endereço: Rua Treze de Maio, 877, bairro São Bento
Piazza Salton
Período: 20 de maio a 03 de junho
Horário: 10h às 22h
Endereço: Rua Dr. Montauri, 20, bairro Centro
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
4º Encontro Estadual Pumas e Fora de Série acontece em outubro
Rústica Sesc Caitá em Bento reuniu mais de 500 atletas neste domingo, dia 14
Tacchini Instituto de Pesquisa está com seis estudos com recrutamento de participantes em andamento