Obra, realizada de forma conjunta, foi contemplada pelo Fundo Municipal de Cultura
Um dos objetivos do Fundo Municipal de Cultura é fomentar ações e atividades de caráter material e imaterial, onde possa proporcionar vivências artísticas em práticas culturais diversas e de encontro aos anseios da comunidade de concretizar saberes e fazeres e possibilitar a criação de obras significativas. Nesta perspectiva, na última semana, ocorreu na Praça Ismar Scussel, a entrega do totem do projeto Mosaico Artístico.
O projeto contou com 50 horas de oficinas com as Mestras Mosaicistas Manas Bonetti, Marielle e Michelle, a partir do projeto gráfico do artista Jorge Aresi, além de 15 horas de formação em História da Arte Musiva, ministradas pela historiadora Cristine Tedesco. Para o artista visual, João Genraro, a experiência foi marcante. Ele trabalha com instalações, colagens, esculturas. “Vai ficar na minha memória porque nunca tinha trabalhado com pedra vítrea, mosaico e já quero bater na martelina para fazer outra obra”.
Paula Raquel Beal é formada em Educação Artística e Artes Plásticas, residente de Garibaldi, já tinha participado da primeira turma de Mosaico. Para ela, o projeto possibilitou um profundo conhecimento na área. “Foi um processo de aprendizagem, crescimento pessoal e em grupo, de perceber a sensibilidade das pessoas, a disponibilidade na pessoa da Ana Zorzi que fez a diferença em todo esse trabalho. E como é importante o poder público apoiar para a arte e a cultura, mas para o crescimento de cultura em uma comunidade. Bento Gonçalves está de parabéns por esse incentivo aos projetos”.
A proponente, Ana Alice Dalcin Zorzi, expressa a sua mensagem sobre o simbolismo da obra. “Não só homenageia a cultura vitivinícola da região, mas ela evoca e expressa a alma do vinho, com as suas nuances cores, aromas e sabores em um movimento simples e complexo que estão representados no mosaico que buscam a sinergia, o prazer, a descoberta, a fluidez e o encantamento desta bebida milenar”.
A presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Daniela Sandrin Copat, destacou sobre a ressignificação da arte com o processo histórico. “Parabéns a todos os envolvidos neste belíssimo projeto. Com certeza uma arte que representa muito do nosso povo. Quando a gente fala de mosaico, a gente lembra que são pecinhas quebradas que depois são unidas para ressignificar. Isso demonstra muito o que é a nossa cultura, o nosso povo, principalmente depois de tudo o que passamos nos últimos meses. Vocês uniram e deram uma nova arte na praça: eu acho que é isso que a gente faz no nosso dia a dia, como nas nossas tradições, dos nossos antepassados. Parabéns por manterem essa arte viva”.
O Secretário de Cultura e de Turismo Evandro Soares ressaltou sobre a importância da técnica do mosaico para a área artística do município. “A obra é representativa de um grande passo em Bento Gonçalves na questão do mosaico. A gente recebe a ideia, é parceiro, realiza o primeiro ato e dá tão certo que a gente vai evoluindo e chegamos nesse grande momento. Quero parabenizar a proponente de fato fez acontecer a arte do mosaico, a todos os colaboradores do projeto fica o nosso sentimento de gratidão de poder participar de um processo rico, onde se vivencia uma imersão em saberes e fazeres que possibilitam uma conexão com a criação e permanência da mesma”.
O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira salientou sobre a inspiração do projeto para a área da cultura. “Essa escultura é bonito de ver e é uma surpresa extremamente positiva. Imagino todo cidadão chegando aqui na praça parabéns pelo trabalho maravilhoso. Esse é o primeiro mosaico a estar em praça pública. Por meio desta escultura, podemos fazer um grande projeto de cultura, é preciso avançar um pouco por vez, ter criatividade com o caminhar da vida. O mosaico vai inspirar outras pessoas: quem planejou, quem pensou nas cores, quem pensou no trabalho de reconstruir. Cultura e arte também é fruto de trabalho. Que cada cidadão que enxergar a obra veja que o povo de Bento Gonçalves é rico em cultura, valoriza as tradições, o trabalho, o amor a vida. Parabéns pelo primeiro grande de escultura em mosaico do município”.
Participaram do evento da entrega do Mosaico Artístico os alunos de Assessor Administrativo do SENAI, acompanhada pelo Prof. Natan dos Santos. Durante o processo de produção, as aulas receberam as visitas de instituições de ensino de Bento Gonçalves como da EMEF Prof. Agostino Brun, Instituto SENAI de Tecnologia, SESI Bento Gonçalves e APAE de Garibaldi, totalizando 350 alunos.
A AAPLASG também apoiou o evento sendo hoje seu presidente, Jorge Aresi. Ele é o autor do Projeto gráfico do Mosaico, e descobriu o artista serralheiro que executou a estrutura, Misael Mocelin. O Circolo Friulano da Serra Gaúcha cuja presidente é Lisete Furlan Canabarro apoiou o evento.
Os participantes da construção da obra foram Ademir José Gugel, Cristiane Bitarelo, Elisabeth Therezinha Lago Pellizzari, Kleber Ghiggi, Lisete Furlan Canabarro, Marcia Correa Lobo, Marcos Pellizzari, Margareth Hiroko Nishitani Egami, Flávia Chaves, Zenilda Fachin Cruz, Paula Raquel Beal, Jaqueline Inês De Toni Bissolotti, Gladis Helena Lobo Pierdoná, João Genaro e Cristiane Bertoco.
Vinho e espumante um passo mais perto de serem símbolos oficiais do RS
No Vêneto, Lorenzoni e Paparico conhecem projeto que reduz impostos de empreendedores do agroturismo
Natal nos Vinhedos tem atrações artísticas gratuitas e opções enogastronômicas em dezembro