Faleceu na tarde desta quarta-feira, dia 16, o idealizador da Festa Nacional da Música, jornalista Fernando Vieira, aos 72 anos. Ele estava no Complexo Administrativo de Bento Gonçalves, onde preparava a próxima edição do evento, quando sofreu um infarto.
Uma equipe do Samu chegou a ser acionada mas o jornalista não resistiu e morreu. Ele estava no local, onde iria se reunir com o prefeito de Bento Guilherme Pasin. A Festa Nacional da Música é realizada no município há duas edições, e já tem data marcada para este ano.
Sobre Fernando Vieira
Responsável pela concepção e direção geral da Festa Nacional da Música, o jornalista e radialista Fernando Vieira traz em sua bagagem quase 40 anos dedicados à música e à televisão no Rio Grande do Sul. Sua carreira profissional iniciou em 1971, na então TV Difusora (hoje TV Bandeirantes), passando por inúmeros projetos e programas que marcaram o meio social e cultural de Porto Alegre. Foram 17 anos na TV Bandeirantes, seguidos de outros 17 anos na TV Guaíba, onde produziu e apresentou programas como Portovisão e Guaíba ao Vivo.
Em 1981, lançou a Festa Nacional do Disco, que durante 15 anos representou um marco no encontro de músicos e gravadoras. Foram 11 edições em Porto Alegre e três na Serra Gaúcha. Nesse período esteve também à frente de casas noturnas que marcaram a noite da capital gaúcha, como o Le Club.
Em maio de 2005, transferiu-se para a TV Pampa, onde produziu e apresentou o programa Zoom. Sobre a retomada desse grande encontro da música brasileira, que a partir de 2005 passou a se chamar Festa Nacional da Música.
A Prefeitura de Bento Gonçalves emitiu uma nota lamentando a morte Fernando Vieira. Confira:
A Prefeitura de Bento Gonçalves lamenta o falecimento do responsável pela concepção e direção geral da Festa Nacional da Música, o jornalista e radialista Fernando Vieira ocorrido nesta quarta-feira, 10, em Bento Gonçalves. Ele teve um mal súbito, foi socorrido pelo Samu, mas não resistiu.
O Prefeito Guilherme Pasin lamentou o ocorrido. “Uma pessoa única, de personalidade forte, um profissional incrível e que através da música levava alegria para todos os cantos. Fernando acreditava em nossa cidade, e a transformou na capital da música. Com tristeza me despeço de um amigo que a vida me presenteou. Vai com Deus”, destaca emocionado.
O Prefeito, secretário adjunto de Governo, João Pedrassani, de Cultura Evandro Soares, de Turismo, Rodrigo Parisotto e equipe da saúde prestam apoio aos familiares.
Fernando Vieira foi responsável por tornar Bento a capital da música, e preparava a terceira edição da festa no Município, motivo da reunião na cidade.
Foto: Divulgação
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS