Morreu nesta segunda-feira, 30, aos 12 anos de vida, vítima de uma parada cardíaca, o Cão Policial Zuco que atuou por sete anos na Brigada Militar em Caxias do Sul.
O cão da raça pastor alemão doado aos três anos de idade para o 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), sabia ser dócil em apresentações sociais, e feroz em operações de choque. Ele participou de diversas ações, onde tinha com principal habilidade o faro, sendo o único cão da BM em Caxias do Sul, a conseguir a certificação de detecção de entorpecentes, pela Confederação Brasileira de Cinofilia.
Zucco atuou não só com a BM, mas prestou apoio a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal, na localização de entorpecentes. Na sua última grande ação, em auxílio a uma operação da Receita Federal ele chegou a localizar mais de 41kg de pasta base de cocaína.
O cão havia se aposentado em 2020, e desde então morava com seu binômio, o sargento cinotécnico, Alexandre Albeche Gomes, que o treinou desde sua chegada na corporação.
O cão policial foi levado para Zôobraz Brazcão em São Leopoldo, onde será cremado.
Fonte:Comunicação Social CRPO/Serra
Foto: Jackson Cardoso
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves