Ele havia lançado o livro ‘Farroupilha: Memórias em Viva Voz’ há cerca de 10 dias
O fundador da Rádio Spaço FM, Sezínio Luiz Portolan faleceu nesta quarta-feira, 24, aos 89 anos de idade. Ele estava internado no Hospital São Carlos, em Farroupilha, desde o último sábado, 20. No dia 13 de abril ele havia lançado seu livro denominado ‘Farroupilha: Memórias em Viva Voz’, na presença de familiares e amigos em uma solenidade no Restaurante Caminho do Trem. O empresário foi o primeiro funcionário da radiodifusão de Farroupilha em 1956, completando 68 anos de atividade no ramo.
Portolan nasceu em 3 de outubro de 1934, em São Virgílio da 6ª Légua, no interior de Caxias do Sul (RS). Adotou Farroupilha como sua cidade do coração, onde se estabeleceu, trabalhou, formou sua família e contribuiu ativamente para o crescimento e desenvolvimento do município. Em 17 de janeiro de 1959 casou-se com Maria Vieceli Portolan (in memoriam) e teve quatro filhos: Jerônimo, Lúcia, Rogério e Rodrigo. As noras Josi Nicola Portolan e Daniela Statdobler Portolan, e o genro Rudimar Lorandi, completaram a família, juntamente com os netos Jerônimo Filho, Maria Luiza, Râmi Augusto, Vinícius e Lucas, somando-se também os cônjuges Débora Debon Portolan, Lucas Andrade e Letícia Larrosa.
Atuou como comerciante, radiodifusor, vendedor publicitário, agente postal da Empresa Brasileira de Correios, além de ter ocupado os cargos de presidente da Câmara de Vereadores, secretário municipal de Saúde e Meio Ambiente, secretário municipal de Obras e Viação, secretário municipal de Administração, presidente do Hospital Beneficente São Carlos, mentor da Associação Farroupilhense Pró Saúde, diretor das rádios Miriam, em Caravaggio, e Maristela, na cidade de Torres (RS), fundador e presidente da Associação de Desportos Saturno, membro do conselho da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e do Conselho Comunitário de Assistência aos Presidiários do antigo Presídio Municipal, vice-presidente do CEFEA, sociedade mantenedora do Colégio São Tiago, conselheiro de entidades, entre outros.
Em 2003 foi agraciado com o título de Cidadão Farroupilhense e recebeu, em 2014, a maior distinção da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, a medalha Mérito Farroupilha. Fundou a Rádio Spaço FM há 34 anos, onde atuou como diretor, trabalhando ao lado dos filhos e neto.
Sezínio Luiz Portolan será velado a partir das 8h desta quinta-feira, 25, na Capela A do Memorial São José, e sepultado às 16h no Cemitério Público de Farroupilha.
Fonte: Rádio Spaço FM
Foto: JÚLIO DAL MONTE
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves