Na noite do dia 19 de dezembro, no Salão Nossa Senhora da Saúde, ocorreu a entrega de 61 títulos de legitimação de posse do programa Regulariza Bento, da Secretaria de Habitação e Assistência Social, no Loteamento Nossa Senhora da Saúde. O objetivo é a regularização dos assentamentos irregulares já consolidados, com a emissão da titulação aos ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia digna, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente equilibrado.
Em seu pronunciamento, o prefeito Guilherme Pasin, destacou que “esse é um ato simples, mas recheado de emoções. Um trabalho complexo realizado pela equipe do Departamento de Habitação, que proporciona que hoje estejamos entregando a realização de sonhos. São 61 famílias que com esse documento vêem o trabalho de uma vida se transformando em suas propriedades. E são ações como essas que precisam ser multiplicadas. É o nosso compromisso com a comunidade”.
O secretário de Habitação e Assistência Social, Márcio Pilotti, enfatizou que “o Projeto Regulariza Bento é uma das grandes conquistas de nosso município. Mais de 500 famílias foram favorecidas no ano de 2017, assegurando seus direitos de residência”.
Terezinha David, 67 anos e residente há 45 anos no loteamento, expressou sua emoção e alegria: “É uma segurança que garante nosso direito de cidadão e de vida”. Ademar Teixeira dos Santos, presidente da Associação do bairro Nossa Senhora da Saúde e morador há 20 anos evidencia o sentimento de pertencimento ao local: “Para as famílias é a solução de uma espera dessa demanda de regularização dos terrenos e se concretizou agora. Nos dá a certeza legal que a propriedade em que vivemos é nossa”.
Projeto Regulariza Bento
O sucesso da Regularização Fundiária é devido à parceria e o apoio do Registro de Imóveis de Bento Gonçalves, do IPURB e da Procuradoria Geral do Município. Todo o processo é gratuito e, entre os benefícios estão a conquista de um endereço oficial; a garantia de segurança jurídica do imóvel e proteção contra despejos, já que o possuidor passará a ser o legítimo proprietário do lote, inclusive perante ao Registro de Imóveis; a valorização imobiliária do imóvel regularizado, que passará a ter matrícula individualizada junto ao Registro de Imóveis; a possibilidade de regularizar e averbar as construções edificadas sobre o lote; o acesso a linhas de crédito, inclusive para melhorias do imóvel, já que o bem pode ser dado em garantia, e a transmissão do imóvel aos herdeiros, por meio de herança, quando do falecimento do proprietário.
Atualmente, o Departamento de Habitação está realizando a Regularização Fundiária nos bairros, Zatt, Santa Marta e Progresso, onde serão beneficiadas mais de 850 famílias. Ainda, estão sendo feitos levantamentos e estudos em outras áreas que poderão ser contempladas com o projeto, nos bairros Municipal e Conceição, locais onde cerca de 800 famílias poderão ser beneficiadas.
Em Bento Gonçalves, o sucesso do projeto pode ser constatado em sete loteamentos que já tiveram sua regularização finalizada, onde já foram beneficiadas 561 famílias. São eles: Loteamento Zatt II, com 39 famílias contempladas; Loteamento São Paulo I, com 12 famílias contempladas; Loteamento São Paulo II, com 40 famílias contempladas; Loteamento Vila Nova II, com 317 famílias contempladas, Loteamento Cohab, com 25 famílias contempladas, Loteamento Fasolo, com 24 famílias contempladas e Loteamento Cembranel, com 43 famílias contempladas.
Estiveram presentes no evento a secretária-adjunta de Assistência e Habitação Social, Milena Bassani, o secretário de Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Adão Valtamir Atzler, diretora-adjunta do IPURB, Melissa Bertoletti, o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Amarildo Lucatelli e o representante da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
IDENTIFICADO HOMEM QUE MORREU EM ACIDENTE COM TRATOR EM FARIA LEMOS, INTERIOR DE BENTO GONÇALVES
TRÂNSITO RETORNA AO SISTEMA TRADICIONAL DE COMBOIO NA BR 470, SERRA DAS ANTAS, ENTRE BENTO GONÇALVES E VERANÓPOLIS
Festejos Farroupilhas de Monte Belo do Sul começam nesta quinta-feira