A Administração Municipal tem como uma de suas prioridades, a saúde de qualidade para todos os cidadãos. Buscando atender as demandas da comunidade, facilitando o acesso a medicamentos, a Secretaria Municipal da Saúde, dentro da Estratégia de Atenção Farmacêutica colocou a disposição da ESF do bairro Conceição, a farmácia completa, com medicamentos de uso contínuo, controlados e antibióticos. Com esta última, totalizam cinco farmácias, PA Zona Sul, PA Zona Norte, Unidade Central e ESF Licorsul.
Com isso, a Secretaria da Saúde, por meio da Estratégia de Atenção Farmacêutica, descentraliza o atendimento. “Os dados nos mostram que é uma ideia que está dando certo. Estamos conseguindo aproximar os atendimentos da saúde do cidadão, evitando que o mesmo tenha que se deslocar doente até uma farmácia distante”, afirma o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.
No mês de outubro, a ESF do bairro Licorsul, com a farmácia completa em funcionamento desde o mês de setembro, realizou 1465 atendimentos. No PA Zona Norte 2434, na Unidade Central 6434 e no PA Zona Sul 9497. De acordo com informações da Secretaria, já foram investidos até o momento, um montante que ultrapassa os R$ 3 milhões para aquisição de medicamentos.
Além da implantação da Farmácia Completa na ESF do bairro Conceição, na priorização de garantir remédios para todos, iniciaram os trabalhos na Farmácia Interna da Unidade de Pronto Atendimento, no bairro Botafogo (UPA 24h). “Este novo serviço será utilizado apenas pela equipe de profissionais médicos da UPA, para casos internos de usuários que necessitarem da medicação durante o atendimento”, salienta o Secretário.
A implantação deste novo sistema garante melhor gestão do estoque dos medicamentos, controle do que o paciente está utilizando (principalmente medicamentos de uso controlado e antibióticos); controle de validades, o que resulta em economia e evita desperdícios; a farmacêutica organiza a elaboração de protocolos de uso dos novos medicamentos (o que restringe o uso de alguns medicamentos de alto valor, onde só devem ser utilizados em situações específicas, evitando o uso desnecessário).
Entre os medicamentos que foram solicitados pela Coordenação da UPA e que foram adquiridos estão:
– Carvão ativado 10g: utilizado em intoxicações por medicamentos e outras substâncias
– Amoxicilina 1g + clavulanato de potássio 200mg injetável: antibiótico – tratamento de diversos tipos de infecções, como do trato respiratório, do trato urinário, de pele e tecidos moles.
– Nitroprussiato de sódio 25 mg/ml injetável : vasodilatador utilizado em casos de insuficiência cardíaca; na redução imediata da pressão sanguínea em situações como: hemorragia cerebral, encefalopatia hipertensiva, aneurisma, descompensação cardíaca provocada por edemas pulmonares.
– Metoprolol tartarato 1mg/ml injetável: infarto do miocárdio, taquicardia
– Flumazenil 0,1 mg/ml injetável: utilizado em intoxicações por benzodiazepínicos
– Omeprazol sódico 40 mg pó injetável: tratamento de hemorragias digestivas
– Tenoxicam 20 mg pó injetável: anti-inflamatório
– Enoxaparina 40mg/0,4mL: anticoagulante – tratamento do tromboembolismo
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Marina Teles
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro