A Brigada Militar (BM) instaurou um processo de Investigação Policial (IPM) para apurar a conduta de policiais militares (PMs) no atendimento de um caso que resultou na morte de Dionatas Gonsalves Nunes com a idade de 21 anos, morador de Garibaldi, que havia sido detido por suspeita de envolvimento em um crime em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O caso aconteceu na quinta-feira, 16/02.
“As circunstâncias dos fatos serão apuradas na investigação, não sendo possível, no momento, adiantar nenhuma informação sobre o caso”, disse, em nota, a BM.
De acordo com a BM, o jovem foi imobilizado na Rua Suriname, no bairro Feitoria, por pessoas depois de ter cometido furtos. A BM foi ao local e deteve o suspeito, que foi algemado. No entanto, quando era colocado na viatura policial, conseguiu se desalgemar, pegar a arma de fogo de um dos policiais e atirar contra a guarnição (nenhum PM se feriu).
Um dos colegas do PM desarmado reagiu atirando contra o suspeito, que tentou fugir, mas acabou sendo baleado. Ele foi atingido duas vezes na região do tórax, duas vezes no braço direito e uma vez no braço esquerdo.
O suspeito chegou a receber atendimento médico no Hospital Centenário, em São Leopoldo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
De acordo com a irmã, o rapaz teria saído de Garibaldi, do bairro Santa Terezinha, na quinta-feira e disse que iria para Novo Hamburgo. Durante a noite de quinta-feira familiares não conseguiram contato. Na sexta-feira, às 7h30min, um rapaz atendeu o telefone e falou que era pra família ir na Delegacia de Polícia de São Leopoldo que lá eles iriam explicar o que aconteceu.
Eles se deslocaram a DP e receberam a informação de que não havia nada registrado. A irmã passou a colocar nas redes sociais o seu sumiço e recebeu a informação de que era para ir no IML. Foi até Porto Alegre e identificou o irmão. A família está indignada porque o corpo veio lacrado de Porto Alegre para Garibaldi e que familiares não conseguiram se despedir. Entende que pelo menos poderiam ter permitido a mãe de visualizá-lo no IML. Em Garibaldi o velório foi de pouco mais de uma hora, seguindo para o sepultamento no Cemitério Público Municipal, às 11h deste domingo.
Nota da Brigada Militar
“A Brigada Militar, por meio do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos (CRPO/VRS), vem por meio desta informar que tão logo tomou conhecimento da ocorrência de morte de um homem de 21 anos decorrente de intervenção policial em tentativa de homicídio contra policiais militares em atendimento de ocorrência na noite de quinta-feira (16/02), no bairro Feitoria, em São Leopoldo, passou a adotar as providências cabíveis ao fato abrindo processo de Investigação Policial Militar.
Ratificamos que independentemente do desfecho da investigação, a Brigada Militar, como instituição dedicada à proteção e à segurança de toda a sociedade, reafirma seu compromisso com a comunidade em defesa da vida, seus direitos e garantias fundamentais.
Fonte: Rádio Garibaldi, com informações da Comunicação social do 25º BPM”.
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves