Monumento em homenagem à solidariedade é inaugurado na Praça Achylles Mincarone, em Bento Gonçalves

Obra foi confeccionada pela artista visual Karem Poletto Jacobs e tem, aproximadamente, cinco metros de altura

NAterça-feira (08), ocorreu na Praça Achylles Mincarone, bairro São Bento, a inauguração do terceiro monumento à solidariedade nos eventos climáticos ocorridos em Bento Gonçalves em maio de 2024. Confeccionada pela artista visual Karem Poletto Jacobs, a obra, com aproximadamente cinco metros de altura, é composta por materiais como ferro e aço, onde a base representa as montanhas rasgadas, fendidas, e, o topo, as mãos, as pessoas, a união, a reconstrução. No momento, o aço tem um tom amarelado, mas com o tempo vai ficar cada vez mais marrom, com a intensidade da ferrugem, semelhante à cor da terra.

Em seu pronunciamento, Karem agradeceu a confiança no trabalho de eternizar o fato que foi tão tenso para a comunidade de Bento Gonçalves. “Todos se empenharam de construir o que foi perdido, o que a natureza levou. Foi um trabalho por tudo que envolveu, onde todas as pessoas tiveram importância. Cada um atuou como pode: subindo o morro, resgatando as pessoas, abrindo caminhos, dando suporte a todas as forças de segurança, de assistência social, de saúde, enfim, a representação é de uma força coletiva que auxiliou na reconstrução”.

O presidente do Centro da Indústria e Comércio (CIC), Carlos Lazzari, destacou a sinergia empreendida na reconstrução. “A obra registra um evento que está marcado na nossa história e que vai ser transmitida para as gerações. Representa um novo divisor de águas da nossa cidade, onde a iniciativa privada, entidades, executivo, legislativo, pessoas da comunidade, trabalharam com agilidade para devolver para as famílias atingidas no interior, a sua vida normal”.

O Presidente da Sicredi Serrana, Marcos André Balbinot, enfatizou sobre a simbologia comunitária que traz mensagem de solidariedade e esperança. “O ser humano precisa de símbolos, de rituais. Esse, não tenho dúvidas, honra e representa todas as pessoas que se envolveram na calamidade climática em maio. Para termos uma noção da grandeza de estarmos vivendo esse momento, basta saber quantas vezes na nossa vida, em viagem, na nossa região, no país ou em outros países, a gente para diante de um monumento e, volta para trás no tempo, e procura a memória daquilo que está em seu significado”.

O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueria destacou o caráter memorialístico e de cidadania frente aos eventos de maio de 2024. “Cada entidade participando, fazendo a sua parte, as forças de segurança, que não mediram esforços, sempre com o pé no barro. Foram momentos difíceis e tensos. Me lembro de cada detalhe, do dia a dia, de buscar recursos, de grandes lideranças que surgiram nesse momento. Todo mundo estava ajudando. Fico feliz e honrado de saber que em momentos difíceis está todo mundo ajudando. O monumento reflete a união, a garra e a força de um povo que renasceu, se reconstruiu, demonstrando sua resiliência”.

A inauguração foi iniciativa do Unidos por Bento, que conta com AEARV, Agas, Aprovale, Ascon Vinhedos, Bento Convention, CIC-BG, CDL-BG, Fundaparque, Movergs, OAB, SEGH, Sidmóveis, Simmme, Simplavi, Sindibento, Sindilojas Regional Bento, Tacchini, Uvibra e Sicredi. Além da Prefeitura de Bento Gonçalves.

O monumento de Karem Poletto Jacobs integra a outros dois, localizados em Faria Lemos, feito pelo escultor Sílvio Klima, e em Tuiuty, realizado pelo escultor Mauri Menegotto.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

PG

error: Conteúdo Protegido